Como aumentar a competitividade das empresas integrando os canais de distribuição

O mercado mundial vem presenciando um crescimento em sua demanda a um nível acima do esperado. O consumo está se expandindo em diversas partes do globo, inclusive em países que outrora eram considerados inexpressivos e sem previsibilidade de crescimento no mercado mundial. Neste contexto, há uma visão de oportunidade, por parte das empresas, de expansão de suas operações globalmente; porém, esta visão também é do conhecimento de empresários de muitos países, tornando a competição acirrada e complexa. Para que possamos sobreviver a...

Caso: O dilema do crescimento

Tenho uma loja de conveniência que vende produtos naturais, além de outros artigos. Vendemos em média R$ 190.000 por mês com markup médio de 75%. Depois de pagarmos aluguel, luz, folha de pagamento, Simples e outras despesas, sobram R$ 15.000 de lucro líquido. Meu contador me disse que eu não posso aumentar as vendas sob o risco de sair do SIMPLES, o que me faria pagar o dobro de impostos. Isto é verdade? O que devo fazer para crescer? Ou estou...

Uma viagem através do browser

O Google e a banda Arcade Fire criaram uma nova experiência digital que pode ser visualizada no Google Chrome (tentei no Firefox, mas não consegui). Trata-se de um projeto intitulado "The Wilderness Downtown" que tem como objetivo divulgar a tecnologia do Google Maps e Street View e também a nova música do Arcade Fire ("We Used to Wait"). No site, o internauta deve digitar seu endereço de nascimento que servirá de pano de fundo para um vídeo com a música como trilha...

Cerveja fora do lugar-comum

A cerveja argentina Andes, parte do grupo Quilmes (que por sua vez é controlado pela Inbev), resolveu usar da irreverência e do humor para comunicar seu posicionamento. Nas peças de comunicação mais recentes, a amizade e o relacionamento são o tema central, mostrados de forma bem-humorada por meio do slogan:  "um amigo é um psicólogo, mas sem título". A ideia da campanha foi mostrar diversos problemas de relacionamento de uma forma irreverente, primeiro com uma análise de um psicólogo e, depois, com...

Caso: A estratégia comanda todas as ações da empresa

Trabalho no ramo imobiliário, mais especificamente no setor de locação de imóveis. Nossa empresa é uma das pioneiras da região e tem um forte conceito no mercado juntamente com um de nossos principais concorrentes. Nós prestamos um serviço de ótima qualidade e possuímos alguns diferenciais em relação a este concorrente; entretanto, cobramos um preço relativamente maior: 10% de taxa contra 8% da concorrência. O que observo é que há um número significativo de clientes que optam pelos serviços desta outra empresa,...

A história do Facebook

Continuando no assunto de mídias sociais, em outubro irá ao ar nos EUA um filme que contará a história do Facebook. Bastante interessante o trailer, confiram: P.S: Só depois de publicar este post é que me dei conta. Esclareço: o vídeo das mídias sociais eu vi pela primeira vez no curso de branding que estava fazendo (ok, ok, por meio duma forma tradicional de comunicação). Depois, recebi este trailer por email, procurei no Youtube e publiquei num blog! Que salada?! Agora...

Mídias Sociais: uma revolução

Quando a internet surgiu, nos anos 1990, a interação do usuário com os aplicativos era totalmente nova, mas ainda pouco colaborativa. As pessoas se conectavam para acessar conteúdo, descobrir novas informações, baixar softwares e se comunicar por meio de emails. Com o tempo, houve uma evolução na forma de interação dos internautas com os aplicativos. Num movimento batizado de Web 2.0, as pessoas começaram a deixar de ser passivas diante da nova tecnologia, como o faziam com suas TVs e rádios,...

Web 2.0 e o mundo corporativo

As redes sociais são um fenômeno recente na Internet e têm como premissa a interatividade e a conectividade entre os usuários de uma forma mais intensa e profunda do que era feito anteriormente. De uma hora para outra surgiram enormes comunidades como Orkut, Facebook, Twitter, Plaxo ou Linkedin. A impressão que temos quando nos cadastramos nestes sites é que todas as pessoas já estavam lá fazendo parte deles. O que nos impressiona é a velocidade com que se alastram, da...

Mac vs PC

vs

De uma forma bem humorada, a Apple da Inglaterra fez uma série de comerciais para mostrar sua superioridade versus os PCs. Nos vídeos, os dois computadores são personificados, sendo que o PC é mostrado como um gordinho de terno e gravata, enquanto o Mac é mais descolado e informal, de jeans e camiseta, uma bela forma de mostrar o espírito por trás das duas tecnologias. Na realidade, a Apple está aproveitando para alfinetar a Microsoft, a...

Todos ganham no mercado de cosméticos brasileiro

O mercado de cosméticos no mundo, e em especial no Brasil, vem crescendo a um ritmo bastante grande nos últimos anos, atingindo cifras na casa dos trilhões de dólares. Comparando-o com outros segmentos de bens-de-consumo, a diferença fica ainda mais significativa: nos dias de hoje, qual categoria consegue crescer consistentemente nos últimos cinco anos? Esta é a realidade quando se vende cremes, batons, perfumes ou loções corporais, o que representa uma oportunidade de negócio para empresas, mais empregos para profissionais...