Nosso passado visto do futuro

O Itaú fez um excelente vídeo viral para mostrar que está antenado com as novas gerações e que está preparado para o futuro. A ideia foi relativamente simples, porém genial. Juntou vários ícones da geração nascida nos anos 1970 e colocou para serem avaliados por crianças. O resultado não poderia ser mais surpreendente! Para os que nasceram naquela época, é emocionante ver as crianças tentarem adivinhar para que serviam os produtos. O itaú foi bem inteligente ao usar uma conexão emocional com...

Quando o serviço não funciona

As empresas que prestam serviço têm um desafio grande para atender as necessidades de seus clientes. Não que aquelas que vendem produtos não o tenham, a diferença é que podem, com uma precisão melhor, controlar as variações e a qualidade daquilo que ofertam ao consumidor. Um refrigerante ou um caderno, por exemplo, dificilmente apresentarão qualquer diferença significativa que possa ser percebida por quem os compra, uma vez que o processo de produção é automatizado e padronizado. Por outro lado, quando...

Branding no banheiro

A Sega resolveu inovar radicalmente ao desenvolver uma linha de games totalmente inusitada, chamada Toylets. Em banheiros públicos no Japão, a empresa instalou novos videogames que permitem às pessoas se divertirem e esvaziarem a bexiga ao mesmo tempo. Os jogos são bastante criativos. Em um deles, quanto maior for a força de seu jato de urina, mais rapidamente uma parede com grafite é limpa. Em outro, compete-se em um ringue de sumô contra o jogador anterior. A lógica é...

A arte de treinar funcionários com eficiência

Século 21. Certamente o mundo mudou e continua mudando cada vez mais rápido. O número de usuários 3G no Brasil já chega a 11,9 milhões, contra 11,8 milhões de assinantes da banda larga fixa, ou seja, superaram a antiga e tradicional. Internet ligada ao telefone parece coisa pré-histórica, certo? Trocar de computador, televisão ou  carro tornou-se cada vez mais uma rotina e desejo de todos. As pessoas conversam cada vez mais por mensagem instantânea, considerando o e-mail algo ultrapassado. Lembra-se quando...

Desconecta e desconexa

A Microsoft lançou recentemente sua mais nova aposta para desbancar Apple e Blackberry do mundo dos smartphones. Seu novo Windows Phone 7 promete facilitar a vida do usuário, tornando o uso do celular mais rápido e prático. Para demonstrar esta vantagem, a Microsoft colocou no ar uma propaganda bem-humorada, na qual mostra pessoas viciadas em smartphone que não deixam de levantar um minuto se quer a cabeça, o que lhes acaba custando caro. A mensagem é dada pela interjeição "Really?" ("Fala...

Medindo o atendimento

Quando trabalhei no varejo, tempos atrás, tínhamos um desafio de melhorar a avaliação das lojas, o que, diga-se de passagem, é uma tarefa nada fácil. São muitas as variáveis que influenciam a percepção do cliente, como rapidez nos caixas, sortimento adequado, limpeza, atendimento, qualidade dos produtos, organização das gôndolas, preços, entre outros. Para medir cada um destes fatores, pode-se realizar pesquisas com consumidores no entorno da loja, seja por telefone ou presencialmente. Nelas, aplica-se um questionário no qual o cliente atribui uma...

A abordagem no trabalho de prospecção de clientes: erros e acertos

Em 2001, quando comecei a trabalhar com Prospecção de Vendas, a grande dificuldade era ultrapassar a barreira da telefonista e conseguir chegar até o contato-alvo, a pessoa que decide a compra. Passando pela telefonista, o objetivo era cativar o contato-alvo e conseguir o agendamento de uma visita para o representante comercial da empresa. Naquela época, era responsável pelo departamento de marketing de uma empresa de embalagens e a minha abordagem era "Bom dia/boa tarde, meu nome é Myrian, sou da empresa...

Errar é humano

As empresas tradicionais deveriam aprender um pouco mais com as do mundo virtual. O ambiente da internet e o perfil jovem acabam trazendo mais irreverência e flexibilidade, inclusive em situações não muito fáceis. Hoje tentei entrar na minha conta do Twitter e me deparei com a mensagem abaixo: Ou seja, com um pouco de humor, a empresa passou a mensagem de que o site está fora do ar. Acaba soando tão bem que você não fica com raiva do Twitter. Inclusive, outros...

Desembrulhando o problema da embalagem

Em 2008, a Amazon lançou uma campanha interessante com o objetivo de livrar os consumidores da frustração que sentem quando tentam abrir as embalagens dos produtos que compram (chamado nos EUA de "wrap rage"). A ideia da empresa foi começar a comercializar seus itens mais vendidos com pacotes simplificados, sem a grande quantidade de plástico ou cartucho que normalmente os acompanham. Com isso, os clientes teriam maior facilidade de montar brinquedos, por exemplo, que muitas vezes são quase impossíveis de...