06out
29set
Organização da gôndola aumenta a lucratividade
Quando se entra numa loja, seja ela um supermercado, padaria ou farmácia, é possível observar pessoas comprando produtos nas diversas gôndolas em cada um de seus corredores. Como deveria ser a organização destes produtos para melhorar o desempenho em vendas e, principalmente, lucratividade, levando-se em conta o comportamento dos clientes? Em primeiro lugar, é importante introduzir o conceito de shopper, que é diferente do de consumidor. Shopper ou freguês é o comprador de um produto no próprio ponto-de-venda (PDV) e que...
23set
Posicionamento do negócio é essencial para sucesso
Definir o posicionamento de um negócio, entender seu propósito e adequá-lo para um público-alvo específico são necessários para obter o resultados expressivos em vendas e lucratividade, o que é válido tanto para grandes corporações quanto para pequenas empresas. Sem uma idéia clara dos objetivos do negócio, não será possível oferecer algo que seja realmente relevante para o consumidor e que tenha um diferencial versus a concorrência. Se o cliente não entender qual é o propósito da sua empresa ou o que...
17set
Dicas de vendas: a venda no varejo
Por Prof. Marcos Carvalho, professor da Universidade Anhembi Morumbi, SENAC SP e INPG. Sócio da Trade Marketing Assessoria (http://www.trademarketing.com.br). Publicado originalmente em 01/11/2007. Uma conceituada revista de negócios americana chamada Fortune afirma que: A venda é a maior força criada pelo homem para manter em movimento a economia de um país. Talvez muitos vendedores não tenham a exata noção de sua importância neste contexto de atender aos clientes, gerar vendas á empresa e conseqüentemente colaborar com o crescimento do país. Se você é...
12set
Caso: Lanchonete e Cafeteria – Como aumentar a lucratividade
Há um ano, eu e meu marido abrimos uma cafeteria/lanchonete. Foi nosso primeiro negócio. Fizemos um estudo das necessidades das pessoas que trabalhavam no local e vimos que nosso concorrente possuía preços altos demais para o público interno. Mudamos nosso plano de negócio e incluímos no cardápio quiches com salada, tortas e massas. Nossa loja foi um sucesso! Temos um atendimento ótimo, clientela fixa e estamos conquistando novos clientes com investimento em banner e no boca a boca interno. Nosso faturamento vem...
09set
Caso: Imobiliária – Como iniciar bem uma operação
Estou montando uma imobiliária aqui em Marabá, no Pará. Já sou corretor há sete anos, trabalhei em Brasília num pequeno escritório imobiliário. Aqui vou começar pequeno, mas quero crescer logo. Portanto, não posso errar na implantação, na escolha dos colaboradores, marketing e outras coisas para que eu possa iniciar e continuar bem. O que vocês poderiam orientar? Nome: Virgílio Ribeiro Cidade: Marabá Estado: PA Resposta Venda Muito Mais: Virgílio, Com relação a sua pergunta, existem diversas maneiras para estruturar sua imobiliária e aumentar as vendas gradualmente....
02set
O que é Trade Marketing?
Podemos afirmar que é apenas um tipo de promoção conjunta da indústria com o distribuidor varejista? Por Prof. Dr. Francisco Alvarez, professor da USP, FIA-USP, IBMEC e FAAP. Sócio fundador da Trade Marketing Assessoria (http://www.trademarketing.com.br). Publicado originalmente em 17/05/2007. Existe um entendimento simplista sobre o que é o conceito de Trade Marketing, reduzindo-o a uma atividade de merchandising. Próximo ao que ocorria com o conceito de Marketing (e muitas vezes ainda ocorre) que é reduzido à atividade de Propaganda. O conceito de Trade...
28ago
Profissional liberal que não cumpre horário irrita o cliente
Você sente uma dor na perna que fica mais intensa com o passar dos dias. “Será que não é melhor investigar?”, você pensa. Muito bem, depois de hesitar um pouco, resolve ligar para um bom ortopedista que conhece para marcar uma consulta. A atendente verifica a agenda do doutor e acaba por marcar um horário para a semana seguinte. Quando você chega ao consultório com 15 minutos de antecedência, a secretária pede para que você aguarde um instante na recepção. Para...
23ago
Pedir a conta e recebê-la com rapidez é quase impossível
Você chega num restaurante badalado ao meio-dia, não enfrenta filas e logo senta numa mesa agradável e arejada. Em seguida, olha o menu com atenção e acaba por pedir um filé com fritas e um suco de laranja. É atendido por um garçom simpático que lhe pergunta se aceita o couvert. Após alguns minutos, chega o prato e você almoça com certa tranqüilidade saboreando cada pedaço do filé, que é uma das especialidades da casa. Ao terminar, chama o garçom...
18ago