Profissional liberal que não cumpre horário irrita o cliente
Você sente uma dor na perna que fica mais intensa com o passar dos dias. “Será que não é melhor investigar?”, você pensa. Muito bem, depois de hesitar um pouco, resolve ligar para um bom ortopedista que conhece para marcar uma consulta. A atendente verifica a agenda do doutor e acaba por marcar um horário para a semana seguinte.
Quando você chega ao consultório com 15 minutos de antecedência, a secretária pede para que você aguarde um instante na recepção. Para passar o tempo, você olha para os lados e resolve pegar uma revista para ler. A primeira delas está com a capa um pouco judiada e você resolve verificar a data para ver se é recente e constata que é de um ano atrás. Mesmo assim, folheia desinteressadamente e decide tentar outra, que talvez seja mais atual. Realmente era, mas com um pequeno detalhe: era uma revista chamada “Anuário Ortopédico”. Na terceira tentativa você decide aguardar um pouco. Afinal, não deve demorar muito. O tempo passa e nada de lhe chamarem. Depois de uma meia hora você pergunta à secretária se o doutor vai demorar. Ela responde que ele está em consulta e que não há como precisar quando irá terminar. Você começa a se irritar depois de uma hora de espera, ainda mais porque tinha imaginado ir ao shopping para comprar um presente e agora já não sabia se teria tempo para isso. Até tinha esquecido da dor por um instante. Finalmente, depois de uma hora e meia, você foi chamado e atendido.
Este tipo de situação não é muito incomum de ocorrer, no entanto pode irritar muito os clientes de um profissional liberal, seja ele médico, dentista, veterinário ou até mesmo um advogado. Em primeiro lugar, não se deve achar que o cliente está à disposição e que pode ficar esperando por um longo tempo até iniciar uma consulta. Qualquer pessoa planeja seu dia e gosta de ser atendido no horário previamente acordado para que possa fazer outras tarefas depois disso.
No entanto, deve-se atentar para exceções, como no caso de emergências que podem surgir de tempos em tempos. Neste caso, é claro que se pode abrir uma exceção, desde que a situação seja muito bem explicada para o cliente que tinha consulta marcada naquele horário; além, obviamente, de um pedido de desculpas.
Entretenimento
Não é apenas importante cumprir o horário, deve-se também ter uma sala de espera com revistas e jornais interessantes e atuais para que o tempo que se está aguardando pareça menor. Além disso, periódicos especializados acabam sendo de pouca utilidade ou entretenimento para clientes e acompanhantes, uma vez que seu conhecimento técnico dos assuntos é limitado. Colocar revistas desatualizadas também não ajuda a criar uma imagem positiva, porque demonstram certo descuido na organização do consultório ou escritório de advocacia.
Uma dica interessante seria disponibilizar revistas em quadrinhos, palavras cruzadas, entre outros tipos de entretenimento para distrair os clientes e também os acompanhantes, que muitas vezes não participam da consulta e acabam esperando bastante tempo.