Cestinhas pela loja geram mais vendas
Você está sentado e descansando em frente a sua loja. Naquele instante, começa a pensar em maneiras de aumentar suas vendas que sejam simples, mas ao mesmo tempo eficazes. Como bom observador, você fica olhando seus clientes entrarem e saírem com suas compras em sacolas. Depois de um certo tempo, decide contar a quantidade deles que vem de carro e a quantidade que entra a pé.
Passados alguns minutos, talvez uma hora, você constata que aproximadamente 60% dos clientes não usam carro para entrar na sua loja, talvez por ela estar próxima do centro da cidade, onde um grande número de pessoas circula todos os dias a pé. Esta primeira informação já lhe pareceu valiosa, mas o que fazer com ela?
A sua segunda observação foi dentro da loja. Ao examinar os clientes que vieram a pé versus os que vieram de carro, percebeu que os primeiros quase não levavam nada, apenas um produto ou outro. O que poderia ser feito para aumentar suas compras?
Este exemplo mostra o quanto é importante observarmos e conhecermos o perfil dos nossos clientes. Quando nós os analisamos, podemos tomar decisões que com certeza influenciarão nas nossas vendas. Nesta situação, foi muito valioso constatar que a maioria das pessoas entravam a pé na loja e que, por este motivo, acabavam não comprando muito. Mas por que isso acontecia?
É comum nas lojas encontrarmos cestinhas e carrinhos apenas na entrada, sendo que muitas vezes eles não se encontram em lugares de fácil visão. E isso ocorre principalmente com as cestinhas, que freqüentemente estão escondidas ou mal localizadas.
Ou seja, no nosso exemplo, o que acontecia era que os clientes não encontravam as cestinhas na entrada ou simplesmente se esqueciam delas. Uma vez dentro da loja, começavam a pegar itens das prateleiras, mas acabavam desistindo da maioria deles, já que não os conseguiam carregar. Isso acabou por diminuir evidentemente o potencial de vendas desses clientes e, por conseguinte, da loja inteira.
Portanto, uma solução bastante simples e banal, é espalhar cestinhas na parte de dentro e não apenas na entrada, para que os clientes possam recorrer a uma delas enquanto estão comprando.
Deixe um comentário