Pense fora da caixa para vender mais

Pense fora da caixa para vender mais

Devido à estabilidade do mercado, é difícil hoje em dia para nós vendedores fazer com que um determinado produto venha a ter um alto percentual de crescimento nas vendas, mesmo utilizando-se de armas tradicionais para tanto, como ofertas, tabloides, entre outras.

Pensando neste contexto, percebi que precisava tomar uma iniciativa para que este quadro mudasse, para não ficar esperando uma solução por parte de meu empregador, até porque hoje as indústrias já trabalham no limite do que elas podem fazer.

Sendo assim, tomei a iniciativa de criar uma ação de ponto-de-venda bem diferente e inovadora, chamada “Vale Mais Diversão”. Montei um projeto bem elaborado e apresentei ao cliente (Supermercado Vilas Boas – Porto Ferreira), que imediatamente acolheu a proposta, negociando um volume de compra de produtos suficiente para que déssemos início ao trabalho.

A ação consistia no seguinte: a cada dois pacotes de biscoitos vendidos da nossa empresa, o cliente ganhava uma “vale diversão”, que dava o direito de uma criança brincar por 15 minutos em vários brinquedos instalados no estacionamento do supermercado (balão inflável, cama elástica, pula-pula, piscina de bolinha etc.), todos com acompanhamento de adultos. Além disso, as crianças também ganhavam esculturas em balões e brincavam com uma equipe de monitores, o que acabou se tornando um programa para toda a família.

Esta ação teve um custo extremamente baixo e gerou excelentes resultados para a empresa, para o cliente e para o consumidor final que, junto com seus filhos, pôde participar de bons momentos de brincadeiras e diversão. Houve um aumento geral de vendas em todo o mix de biscoitos de 30%, o que foi um resultado expressivo, uma vez que a competitividade neste mercado é bastante elevada.

A campanha “Vale Mais Diversão” teve duração de um mês, tendo sido divulgada apenas por meio de cartazes no supermercado explicando a sua mecânica e por meio de anúncios nos folhetos. Foi uma ação criativa e inovadora, chamando a atenção dos consumidores e deixando-os satisfeitos, já que puderam aproveitar momentos especiais juntamente com seus familiares.

Em conclusão, é importante frisar que, em momentos nos quais há elevado volume de ofertas no mercado (com produtos e serviços sendo encontrado em qualquer esquina), o diferencial das empresas estará nas alternativas encontradas por seus vendedores para criar situações de negócios que venham a favorecer tanto a empresa e seus clientes, quanto o consumidor final.

Num mercado tão competitivo e ágil, algumas vezes perdemos oportunidades de bons negócios se não pensamos de forma diferente. Devemos, portanto, aproveitar toda nossa criatividade e abusar de idéias inovadoras – que muitas vezes são tidas como loucas – para surpreender nossos clientes e vender algo que realmente agregue valor ao produto.

Sobre o Autor

Saulo Henrique Salto é graduado em administração de empresas pela Faculdade Asser Unicep SP. Profissional com 14 anos de experiência, desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, entre elas Nestlé, Parmalat, Perdigão e Sara Lee Cafés do Brasil, na qual desenvolveu vários trabalhos em prol da marca e do aumento do volume de vendas.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *