Supermercado com reconhecimento automático de frutas, legumes e verduras

Supermercado com reconhecimento automático de frutas, legumes e verduras

Quem trabalha com varejo e lida com perecíveis sabe que uma das grandes dificuldades é manter o estoque sempre atualizado e com as informações corretas. Como se tratam de produtos in natura, sem identificação ou código de barras, muitas vezes ocorrem erros, mesmo que sem querer, feitos pelos operadores dos caixas. Uma banana nanica pode ser confundida com uma prata ou um maracujá doce com um azedo, por exemplo.

Quando isso acontece, o sistema de inventário acaba dicando desajustado, mostrando mais unidades de um produto e menos do outro, diferente do que existe no estoque realmente. Além disso, pode até ocorrer uma perda financeira, caso se venda um item mais caro pelo preço de outro mais barato.

No Japão, a Toshiba está testando um novo sistema de identificação de frutas, verduras e legumes, que poderá ser uma solução para este tipo de problema no futuro. O operador do caixa coloca os produtos na frente de um monitor com câmera, que são automaticamente são identificados pelo computador. O sistema está sendo adequado para que possa reconhecer pequenas diferenças entre cada um dos itens, seja por variações sutis de cores ou por desenhos diferentes.

Talvez finalmente não seja mais necessário dizer qual o tipo de maçã você comprou ou se laranja era lima ou pera. A conferir.

supermarket_scanner1

supermarket_scanner2

supermarket_scanner3


Share this post

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =