Campanha do Kia Sorento: escolha errada de atributo

Campanha do Kia Sorento: escolha errada de atributo

Muitas vezes é comum verificarmos erros de posicionamento de produto ou de marcas, principalmente quando elas se comunicam com os consumidores em veículos de massa, como a televisão.

Este é o caso do Kia Sorento, na sua última campanha que está no ar. O atributo escolhido pela montadora para enfocar sua comunicação é a falta de ruído de seu novo motor. Quem, alguma vez na vida, escolheu um carro pela silenciosidade? Por acaso este é um atributo importante e relevante para o consumidor?

Existem diversos outros atributos mais importantes e que são geralmente explorados para diferenciar um carro do outro, tais como: design, dirigibilidade, potência, estilo, tecnologia etc. Ou seja, enfocar seu posicionamento em algo que não é relevante pode se traduzir em um baixo patamar de vendas, uma vez que o público-alvo não vai considerar o produto melhor do que nenhum outro.

Desse jeito, a Kia vai ficar no silêncio e não vai dar o que falar.

Veja o comercial:

Share this post

Comments (2)

  • Ronaldo Reply

    Você tem razão, ninguém compra um carro só porque é silencioso. Entretanto o anúncio é criativo e chama a atenção. É impossível não lembrar das comparações feitas no comercial com o ruído do motor. No mínimo, da vontade de conferir para ver se é verdade o motor( que deve ser Diesel, que geralmente é barulhento) ser tão silencioso assim.
    Abraço

    Ronaldo

    7 de maio de 2009 at 10:58 pm
  • Antonio Pedro Reply

    Ronaldo, realmente você tem um ponto para a versão do Sorento que é diesel.

    De qualquer forma, ainda acho que este atributo não é tão relevante para o consumidor quanto outros (como tecnologia, design etc.).

    Além disso, no comercial aparece apenas uma mensagem tímida dizendo se tratar do motor a diesel, já que o carro também pode ser comprado com motor a gasolina. Confesso que nem tinha reparado e tive que assistir de novo pra tirar a prova.

    Antonio Pedro

    7 de maio de 2009 at 10:58 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *