Cuidado! Seu cliente pode reclamar para milhões de pessoas

Existe uma regra clássica em administração que diz que um cliente satisfeito conta sua experiência para três pessoas em média e, por outro lado, um insatisfeito conta para dez, mais ou menos. E se fosse possível atingir 5 milhões de pessoas? Foi exatamente o que conseguiu Dave Carroll, músico canadense, após ter uma experiência bastante frustrante com a United Airlines. No ano passado, ele havia viajado para os EUA para fazer uma turnê de uma semana quando teve seu violão quebrado...

A revolta das três damas

Só a beleza redime. Sacrifícios são novelas. Mário de Sá-Carneiro, “Sete Canções de Declínio” Primeira Dama Ciça nasceu em legítima família italiana. Desde seus primeiros dias de vida, o pai e o avô paterno, que coabitavam o confortável apartamento do jovem casal na Bela Vista desde que este enviuvou, embalavam o ritual sagrado da amamentação com boa música de câmara. E funcionou quase como um presságio, pois, já aos seis anos, ela tocava harmônica, e, pouco tempo depois, iniciou, com muito gosto, seus estudos de piano. Criativa,...

Futuro: visão da HP

Bastante inteligente e bem-humorado o comercial que a HP fez na Inglaterra para o seu novo e inovador computador: o HP Touch Smart, que é sensível ao toque dos dedos na tela. O slogan em inglês também foi bem pensado: “The Computer is Personal Again” (O computador é pessoal de novo). Quem me dera a vida real fosse assim!

Marketing não é só para empresas privadas (3)

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) criou uma campanha de conscientização bastante interessante e inusitada, com o objetivo de chamar a atenção da mídia e também para arrecadar fundos. Em Nova York, resolveram colocar uma vending machine para vender água num local de grande movimento. Até aqui, sem grandes novidades, se não fosse pelo produto oferecido: água suja. As opções de compra para o consumidor eram as seguintes: malária, dengue, cólera, tifóide, hepatite, desinteria, salmonela e febre...

Caso: Como estruturar uma equipe de vendas de um distribuidor

A empresa é uma Distribuidora que atende micro, pequenos e médios varejistas, mercado de food service, com distribuição atuante no estado de SP com mais de 15.000 clientes atendidos, um portfólio de 5.000 produtos no mix, entre alimentos, food service, bebidas, higiene, limpeza, material de escritório, uso pessoal e utilidades para o lar, além de produtos das marcas próprias. Uma equipe com 200 vendedores, em média 75 clientes por vendedor. Cada vendedor tem em sua pasta os 5.000 itens com...

Comunicação bem-humorada

O uso de humor em propagandas e no posicionamento de um produto é um recurso muitas vezes utilizado por empresas para chamar a atenção do público-alvo de uma forma divertida. Porém, deve ser considerado com cuidado, uma vez que pode acabar se mostrando ofensivo para algumas pessoas ou de mal gosto. Além disso, determinados produtos ou serviços dificilmente podem se valer de humor, ainda mais quando pretendem passar uma imagem de tradição, seriedade e confiança. Para um hospital que é referência...

Consumidor Apressado: menos tempo no ponto de relacionamento e venda

O consumidor de hoje tem muita pressa para tudo e o tempo é o fator mais caro para ele – o dia só tem 24 horas e ele muita coisa para fazer. É o que podemos denominar de “consumidor apressado” e que procura os recursos necessários para facilitar a sua vida. Para entender essa dinâmica, vale ilustrar a situação com a história de uma consumidora fictícia, Elizabeth, 35 anos, que num dia de trabalho se levanta às 6 horas da manhã,...

Marketing não é só para empresas privadas (2)

A cidade de Johannesburg fez um trabalho bastante interessante de branding em conjunto com a consultoria Interbrand para construir uma identidade única. Uma das ações foi pesquisar a forma como as pessoas se identificavam com a cidade, que era chamada carinhosamente como “Joburg”. Esta identificação acabou sendo escolhida para o logo oficial de Johannesburg, com o objetivo de identificar seus serviços públicos, eventos e publicações. O logo é bastante jovial e atual, modernizando a imagem da cidade perante seus...

Qual a diferença de comandar um barco e um navio?

Com essa analogia começo a expor a grande  dúvida do pequeno empreendedor que se lança no mercado, muitas vezes dotado de uma grande idéia, um pequeno capital, muito sonho  e vontade de ter o seu próprio negócio. Até os meus 44 anos, atuei no mercado de trabalho na gestão comercial de diversas empresas grandes e médias, na maioria voltado para o varejo. A quase uma década estava "certo", de que estava "pronto" para empreender em meu próprio negócio. Afinal dotado de grande...

Campanha do Kia Picanto: escolha correta de atributo

Para ser justo com a Kia, o novo comercial do Kia Picanto que está no ar mostra que a escolha do atributo de destaque do produto (no caso, o carro), foi bem escolhida e explorada. No comercial, um motorista entra no posto-de-gasolina para completar o tanque, sendo surpreendido pelo frentista que lhe entrega todo o tipo de peças que seu carro não possui. É uma brincadeira inteligente para mostrar que o Kia Picanto é um carro compacto com muito mais tecnologia...