07set
30ago
A revolta das três damas
Só a beleza redime. Sacrifícios são novelas. Mário de Sá-Carneiro, “Sete Canções de Declínio” Primeira Dama Ciça nasceu em legítima família italiana. Desde seus primeiros dias de vida, o pai e o avô paterno, que coabitavam o confortável apartamento do jovem casal na Bela Vista desde que este enviuvou, embalavam o ritual sagrado da amamentação com boa música de câmara. E funcionou quase como um presságio, pois, já aos seis anos, ela tocava harmônica, e, pouco tempo depois, iniciou, com muito gosto, seus estudos de piano. Criativa,...
18ago
Futuro: visão da HP
Bastante inteligente e bem-humorado o comercial que a HP fez na Inglaterra para o seu novo e inovador computador: o HP Touch Smart, que é sensível ao toque dos dedos na tela. O slogan em inglês também foi bem pensado: “The Computer is Personal Again” (O computador é pessoal de novo). Quem me dera a vida real fosse assim!
05ago
Marketing não é só para empresas privadas (3)
A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) criou uma campanha de conscientização bastante interessante e inusitada, com o objetivo de chamar a atenção da mídia e também para arrecadar fundos. Em Nova York, resolveram colocar uma vending machine para vender água num local de grande movimento. Até aqui, sem grandes novidades, se não fosse pelo produto oferecido: água suja. As opções de compra para o consumidor eram as seguintes: malária, dengue, cólera, tifóide, hepatite, desinteria, salmonela e febre...
01ago
Caso: Como estruturar uma equipe de vendas de um distribuidor
A empresa é uma Distribuidora que atende micro, pequenos e médios varejistas, mercado de food service, com distribuição atuante no estado de SP com mais de 15.000 clientes atendidos, um portfólio de 5.000 produtos no mix, entre alimentos, food service, bebidas, higiene, limpeza, material de escritório, uso pessoal e utilidades para o lar, além de produtos das marcas próprias. Uma equipe com 200 vendedores, em média 75 clientes por vendedor. Cada vendedor tem em sua pasta os 5.000 itens com...
31jul
Comunicação bem-humorada
O uso de humor em propagandas e no posicionamento de um produto é um recurso muitas vezes utilizado por empresas para chamar a atenção do público-alvo de uma forma divertida. Porém, deve ser considerado com cuidado, uma vez que pode acabar se mostrando ofensivo para algumas pessoas ou de mal gosto. Além disso, determinados produtos ou serviços dificilmente podem se valer de humor, ainda mais quando pretendem passar uma imagem de tradição, seriedade e confiança. Para um hospital que é referência...
22jul
Consumidor Apressado: menos tempo no ponto de relacionamento e venda
O consumidor de hoje tem muita pressa para tudo e o tempo é o fator mais caro para ele – o dia só tem 24 horas e ele muita coisa para fazer. É o que podemos denominar de “consumidor apressado” e que procura os recursos necessários para facilitar a sua vida. Para entender essa dinâmica, vale ilustrar a situação com a história de uma consumidora fictícia, Elizabeth, 35 anos, que num dia de trabalho se levanta às 6 horas da manhã,...
13jul
Marketing não é só para empresas privadas (2)
A cidade de Johannesburg fez um trabalho bastante interessante de branding em conjunto com a consultoria Interbrand para construir uma identidade única. Uma das ações foi pesquisar a forma como as pessoas se identificavam com a cidade, que era chamada carinhosamente como “Joburg”. Esta identificação acabou sendo escolhida para o logo oficial de Johannesburg, com o objetivo de identificar seus serviços públicos, eventos e publicações. O logo é bastante jovial e atual, modernizando a imagem da cidade perante seus...
06jul
Qual a diferença de comandar um barco e um navio?
Com essa analogia começo a expor a grande dúvida do pequeno empreendedor que se lança no mercado, muitas vezes dotado de uma grande idéia, um pequeno capital, muito sonho e vontade de ter o seu próprio negócio. Até os meus 44 anos, atuei no mercado de trabalho na gestão comercial de diversas empresas grandes e médias, na maioria voltado para o varejo. A quase uma década estava "certo", de que estava "pronto" para empreender em meu próprio negócio. Afinal dotado de grande...
30jun