Marketing Viral: como infectar seus clientes

Vírus são conhecidos por se tratarem de formas biológicas que se alastram rapidamente, contaminando o hospedeiro com seu material genético. Este método de evolução não foi só usado na natureza, mas também na informática. Após o surgimento dos micro-computadores, os vírus deixaram de ser somente formas biológicas, passando a infectar milhares de máquinas, adotando o mesmo tipo de técnica evolutiva: a de se multiplicarem e a se expandirem usando o hospedeiro como ponte para novos incubadores. Mais recentemente, outro conceito surgiu,...

Marketing e design… até no chá!

A Tea Forté, companhia americana fundada em 2003, conseguiu inovar e agregar valor a um produto que poderia ser visto como uma commodity: o chá. Utilizando conceitos de marketing e vendendo produtos com design apurado, a empresa conseguiu se diferenciar dos concorrentes e abrir espaço para incrementar o valor da categoria, oferecendo produtos com valor agregado mais alto. Um dos produtos oferecidos é o infusor de chá em formato de pirâmide, com as folhas dentro de uma rede fina, facilitando muito...

Vitrines de restaurante

Chamar a atenção de clientes para que eles parem e entrem num estabelecimento é o objetivo de qualquer comerciante. Uma das formas de fazê-lo é ter uma vitrine atrativa e bem arrumada, saindo da mesmice que se encontra geralmente. No Japão, os donos de restaurante adotaram uma prática interessante para conseguir mais clientes. Passaram a colocar imitações de plástico de seus pratos nas vitrines para atrair pessoas para dentro da loja. É uma verdadeira arte, com réplicas que parecem verdadeiras e...

Principais dicas de performance que levam a uma venda

Tem uma reunião IMPORTANTE? Quer (ou precisa) da venda? A BOA NOTÍCIA: Não tem a ver com “como fazer uma venda”. As próximas três páginas contêm elementos de uma venda que engaja o prospect. É muito mais poderoso do que seu típico “sondar, apresentar, superar objeções, fechar, acompanhar”. Esses elementos vão muito além de seu “sistema” de vendas. Vão muito além de sua venda tradicional. Estes elementos são para profissionais que querem criar relacionamentos – não apenas para fazer uma venda. Os...

Brasileiro é criativo mesmo

Estava eu voltando de viagem outro dia e me deparei com a imagem abaixo no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo: Na placa está escrito: "Proibido amarrar bicicleta em árvore. Favor usar o bicicletário na Asa". O sujeito não teve dúvida, amarrou no poste!! Isso mostra duas facetas de nós brasileiros, uma boa e outra negativa. Por um lado, temos muita criativade para enfrentar problemas e conseguir tirar leite de pedra. Mas, por outro, nem sempre fazemos da forma mais correta; ou...

Fila para se servir em bufê pode e deve ser evitada

É sempre a mesma história, basta comparecer em qualquer casamento para o inevitável acontecer. Você foi à cerimônia, esperou um bocado até a noiva aparecer, pegou seu carro, chegou ao local da festa, correu para pegar uma mesa e sentou para conversar com seus amigos. Depois de algum tempo, começaram a passar os canapés para abrir o apetite. “Hum, interessante, mas estou começando a ficar com fome”, você pensa. Finalmente, começam a servir o jantar, que será no formato de...

Marketing não é só para empresas privadas (4)

Como no post que fiz sobre as Olimpíadas de Londres, a campanha do Rio 2016 foi bastante bem sucedida porque soube utilizar estratégias de marketing para ganhar a indicação. Nas tentativas anteriores, a cidade carioca havia competido de forma amadora, sem preparar argumentos fortes que convencessem os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional). Desta vez, porém, o comitê organizador do Rio 2016 foi buscar pessoas de peso, como o norte-americano Scott Givens, ex-alto executivo da Disney. Ele já havia trabalhado para...

Negócios, Networking e Twitter

Empresas e profissionais que desejam construir uma excelente rede de relacionamentos, precisam se atualizar. O mundo atual cobra um preço bastante alto daqueles que ainda não se adaptaram às inovações tecnológicas. Estar presente, em ambientes virtuais como o Twitter, virou quase obrigação. Até parece que voltamos no tempo quando, ainda pré-adolescentes, ouvíamos os amigos da escola ou do bairro perguntarem se ainda não tínhamos comprado o tênis ou a calça da moda. Hoje, somos medidos pelas redes sociais que freqüentamos,...

Caso: Não faltam maneiras de aumentar as vendas

Acabamos de abrir uma loja de roupas (masculino e feminino) num shopping aqui de Goiânia. Não somos franquia, mas trabalhamos como uma monomarca de uma grande marca. Somos os únicos que vendem esta marca na cidade. Porém, estamos abertos há duas semanas e não temos tido grande circulação de clientes, em média de cinco a nove pessoas por dia. Além disso, nossos vendedores estão convertendo uma média de uma venda dia, bem abaixo da  meta deles. Estamos trabalhando no treinamento...