12jul
03jul
Couvert é agenda oculta em restaurantes
Toda vez que você entra em um restaurante é a mesma coisa. O garçom acomoda os clientes, traz o cardápio, pergunta pelas bebidas e logo traz o couvert sem a menor cerimônia. O problema não está em trazê-lo, mas em perguntar primeiro se o cliente o quer ou não. Esta estratégia é muito comum e são raros os lugares em que se pergunta: “os senhores aceitam o couvert?”. O que os restaurantes aprenderam é que a maioria dos clientes não questiona...
24jun
Tempo que o cliente espera na bomba pode ser melhor aproveitado
Existe um tempo precioso e que não é aproveitado por quase todos os postos de gasolina, sejam eles de cidades pequenas ou grandes. Todas as pessoas que param para abastecer têm que obrigatoriamente esperar pelo menos cinco minutos até que o tanque fique cheio. Durante este período, geralmente elas ficam dentro do carro e olham distraidamente para o frentista, para a bomba ou para qualquer outro local, mas no geral não são impactadas por nenhum tipo de comunicação. Primeiramente, seria interessante...
24jun
Banheiro limpo e ajeitado diz muito sobre o lugar
Não importa o tipo de negócio. Pode ser uma loja de roupas, um restaurante, um cinema ou um escritório de advocacia. Se o banheiro for sujo ou desarrumado, a impressão deixada para o cliente será a pior possível, ainda mais se a venda estiver ligada a alimentos. Quando uma pessoa vai às compras, ela avalia diversos fatores para dar mentalmente uma nota ao estabelecimento. Muitos deles não são totalmente conscientes, mas não pense que o cliente não repara nos detalhes e...
24jun
Cestinhas pela loja geram mais vendas
Você está sentado e descansando em frente a sua loja. Naquele instante, começa a pensar em maneiras de aumentar suas vendas que sejam simples, mas ao mesmo tempo eficazes. Como bom observador, você fica olhando seus clientes entrarem e saírem com suas compras em sacolas. Depois de um certo tempo, decide contar a quantidade deles que vem de carro e a quantidade que entra a pé. Passados alguns minutos, talvez uma hora, você constata que aproximadamente 60% dos clientes não usam...
22jun
Não basta o lucro, é preciso olhar para o retorno sobre os ativos
Quando se analisa um negócio, a nossa tendência é apenas olhar para a lucratividade que ele gera ao longo do tempo, comparando o resultado que foi alcançado em um mês versus o anterior, de um semestre versus o mesmo do ano passado e assim por diante. Porém, esta medida, apesar de importante, não é suficiente se saber se uma empresa gera mais retorno para seu investidor se comparada com outras ou com outros tipos de aplicação. Em primeiro lugar, vamos explicar...
22jun
Atendimento agressivo em farmácias pode se tornar um problema
Praticamente todas as farmácias agem da mesma forma. Quando você entra para comprar qualquer item e fica nada menos que cinco minutos em dúvida parado diante de uma gôndola, invariavelmente aparece um funcionário e lhe pergunta: “Senhor, posso ajudar em alguma coisa?” Este tipo de abordagem nem sempre é a mais adequada e é possível que o cliente se sinta intimidado e pouco à vontade para explorar os demais corredores. Este tipo de situação é prejudicial para as vendas porque quanto...
22jun