12ago
11ago
O processo de evolução dos canais de distribuição no Brasil: benefícios ou problemas para os fabricantes?
Por Prof. Dr. Francisco Alvarez, professor da USP, FIA-USP, IBMEC e FAAP. Sócio fundador da Trade Marketing Assessoria (http://www.trademarketing.com.br). Publicado originalmente em 17/05/2005. Os canais de distribuição no Brasil têm evoluído a passos largos desde a década de 1990, com as fusões que formaram grandes redes, a chegada de grandes grupos internacionais, a conseqüente melhoria nos processos de gestão e o desenvolvimento de novos modelos de negócio e de pontos-de-venda muito mais atrativos. Seria natural que essa evolução gerasse benefícios para os...
06ago
Caso: Armazenamento de Produtos e Exposição
A empresa é do ramo alimentício e atende um publico especifico (bares, trailers, carrinhos de cachorro quente, pizzarias etc.), mas tem uma grande dificuldade na exposição de seus produtos por trabalhar com um mix bastante diversificado: embalagens, enlatados, frios, bebidas, produtos de mercearia etc. Como fazer uma melhor exposição para estes produtos dentro da loja? E como fazer uma abordagem mais eficaz para os clientes e potenciais clientes que os vendedores externos visitam? Nome: Hudson Leonardo Empresa: Distribuidora Correa Cidade: Belo Horizonte Estado: MG Resposta Venda...
05ago
Propaganda na Internet: pequenas empresas lado a lado com as grandes
Antes do surgimento da Internet, fazer propaganda para uma empresa pequena era algo bastante limitado e localizado. E, pior do que isso, sem qualquer tipo de medição dos resultados. Ou seja, as formas existentes eram apenas as tradicionais: folhetos, boca-a-boca, faixas, pequenos anúncios em jornais de bairro, carros de som, entre outros. O que vem mudando com a tecnologia é que qualquer um pode fazer hoje uma campanha online e, melhor do que isso, sem gastar grandes quantias. Não existe, por...
31jul
Sortimento é essencial para o sucesso de uma loja
Neste artigo abordaremos o conceito de sortimento, sua importância e sua aplicação em diversos tipos de loja. Como os produtos são o coração de qualquer negócio, entender sua organização é essencial para obter resultados melhores em vendas. Sortimento é um conceito utilizado para determinar todo e qualquer tipo de produto que seja comercializado em uma loja. Em primeiro lugar, ele pode ser dividido em categorias, que nada mais é do que um agrupamento de itens correlatos. Em uma confecção, por exemplo,...
29jul
Cliente que reclama é cliente bom
Um cliente entra numa academia para se inscrever. Ele se dirige à recepção e pergunta sobre os planos, os tipos de exercícios, o horário das aulas e, evidentemente, o preço. A atendente responde tudo rispidamente, sem sorrir, parecendo fazer tudo por obrigação. O cliente, já não muito feliz, interroga-a mais um pouco e pergunta ao final se existe algum tipo de desconto e quais são as formas de pagamento disponíveis. Ela diz que não há muito o que fazer por...
24jul
Fila única é importante para atendimento
Um dos locais de maior importância em qualquer negócio é a fila do caixa. O cliente avalia e dá uma nota para qualquer tipo de serviço muitas vezes na hora de pagar a conta. É exatamente nesta hora que ele terá tempo de refletir sobre o estabelecimento, já que estará esperando a sua vez na fila, parado e em pé. Mesmo assim, não é muito difícil de perceber que a maioria das padarias, supermercados, pet shops, lojas de conveniência entre tantos...
22jul
Caso: Venda de Assinatura de Jornal
Olá! eu estou começando a trabalhar com vendas de assinatura para um jornal. Montei a minha equipe e ao todo somos 4 meninas. Nós iremos visitar 40 cidades do interior durante o final de semana e na semana ficaremos em nossa cidade fazendo um trabalho em postos de gasolina. A nossa idéia é abordar as pessoas em postos de gasolina, enquanto abastecem, mas nós não temos outras idéias. E nós ganhamos uma porcentagem por cada assinatura que fazemos. Desde já eu...
21jul
Entenda o que é marketing para vender muito mais
Com certeza você já ouviu muitas vezes a palavra marketing, já a usou outras tantas e já conversou com pessoas que são especialistas no assunto. Porém, qual é o seu significado? Por que é tão importante saber sobre marketing e o que isso afeta as vendas? Marketing se baseia em necessidades humanas, identificando-as e satisfazendo-as. Um erro comum é achar que marketing cria necessidades. Na realidade, elas são inerentes ao homem, tais como: comunicar-se, alimentar-se, saciar a sede, ser reconhecido por...
16jul