Integração cultural não garante papel estratégico para RH em fusões e aquisições

Integrar culturas. Visto de fora das organizações, esse pode parecer o único desafio para os profissionais de RH, mas não é. Sem dúvida, essa é uma das principais missões da área, mas, para que a contribuição do RH seja verdadeiramente estratégica, ela deve ir muito além. Inicialmente, cabe ao RH informar ao Conselho sua impressão quanto ao negócio, por meio de benchmarkings, comparações de indicadores, contato com executivos da outra empresa (seja por associações de classes, sindicatos patronais, seja por networking)....

Cafeterias investem em café de qualidade para se diferenciarem

O café de qualidade vem ganhando cada vez mais espaço nas cafeterias do país. Várias empresas estão investindo neste setor, com destaque para a norte-americana Starbucks, maior vendedora de cafés especiais do mundo. Com 12 lojas no Estado de São Paulo, a empresa tem como conceito criar um ambiente agradável para ser um terceiro lugar entre o trabalho e a casa do consumidor. A Starbucks vende diversos blends de café, que são misturas de grãos de tipos e países diferentes. Além...

Fukubukuro – Sacola da Sorte

Os japoneses inventaram uma promoção de início de ano que é bastante interessante, ajuda as lojas a desovarem seus estoques e também atraem os consumidores pela sua curiosidade. Tratam-se das fukubukuro, ou sacolas da sorte, que são comercializadas logo após o Ano Novo. Nelas, estão contidos produtos diversos com descontos de mais de 50%. As sacolas são completamente vedadas, o que impossibilita aos consumidores saberem o que estão levando. Como os descontos são expressivos, vale a pena tentar a sorte e comprar...

Carrinho de bebê inovador

A empresa neozelandesa Phil&Teds faz diversos produtos para cuidados com bebês. Até aí, nenhuma novidade, já que existem inúmeros outros concorrentes neste mercado. No entanto, a empresa é bastante inovadora em diversos aspectos: - Identidade de marca: a Phil&Teds é uma marca jovem, divertida e original. O conceito é bem explorado no site e nos produtos. - Tecnologia: existem produtos que não são feitos por nenhum outro fabricante, como um carrinho para dois bebês. Eles ficam um encima do outro e não lado-a-lado. - Design: é moderno...

Micro, pequenas e médias empresas: exportar é possível?

O mercado externo costuma deixar uma impressão pouco promissora nas micro, pequenas e médias empresas: uma infinidade de documentos a emitir, o desenvolvimento de uma logística complicada, a negociação em outras moedas por meio de outros idiomas... Somado a tudo isto, regras e regulamentos intrincados.  Portanto, embora tendo um produto de qualidade, preço atraente e potencial aceitação no exterior, muitas vezes o empresário não se anima a romper esta barreira. Ocorre que exportar significa não somente maior lucratividade, mas também o...

Pizzaria em Ubatuba

Outro dia fui para Ubatuba passear e resolvi comer uma pizza no centro da cidade. Existe por lá uma ótima pizzaria, chamada São Paulo. Sem negar os meus genes de administrador, não pude deixar de reparar em todos os detalhes do negócio: atendimento, marca, qualidade dos produtos, ambiente etc. etc. Na realidade, a maior parte das pessoas faz isso também, mas de forma inconsciente, dando uma nota mental para o lugar. É como se fosse um sistema de pontos. Está sujo,...

Crise: para alguns, ótimo negócio

Outro dia lendo uma noticia da coluna policial, um amigo meu, leitor acostumado com a imensa marginália que é estampada diariamente nessas páginas, ficou petrificado quando soube que a policia desbaratou uma quadrilha que estava abrindo "contas frias" na rede bancária para receber doações às vitimas das enchentes de Santa Catarina. Um gesto "humanitário" em seu próprio benefício é claro, pois que iria resolver apenas os seus problemas de dinheiro. "As vitimas, danem-se": disse um dos meliantes ao ser preso....

Uma nova onda de inovação é necessária em restaurantes japoneses

Comer sushi ou sashimi em São Paulo ou em outras cidades pelo Brasil já se tornou um hábito bastante difundido e apreciado, o que fez com que a quantidade de restaurantes japoneses se multiplicasse. O que antes era uma refeição cara e sofisticada ou restrita aos descendentes, passou a ser difundida em larga escala, principalmente após o surgimento dos rodízios e dos combinados, invenções brasileiras que não são encontradas no Japão.   Com o tempo, a culinária japonesa começou a ficar tão...