Caso: Como fugir da armadilha do preço na negociação

Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo site e pela a ajuda profissional que vocês oferecem. Sou gerente de produtos HP em um distribuidor, utilizamos marketing cooperado e realizamos diversas campanhas de vendas (tanto para a força de vendas como para as revendas que atendemos). Como estes produtos são commodities, o preço acaba se tornando o principal atributo. Como poderia diferenciar meu canal dos demais, sem cair sempre na mesma armadilha de preço baixo e prazo longo? Até porque a...

Marketing não é só para empresas privadas (1)

Divulgar bem uma mensagem, captar a atenção da audiência, escolher acertadamente atributos a serem explorados, entre outros, são ferramentas do mix de marketing que são aplicadas a qualquer tipo de produto que se deseje oferecer a um público-alvo. A campanha vencedora de Londres para as Olimpíadas de 2012 é um exemplo bem-sucedido que mostra que marketing é para todo o tipo de empresa, organização governamental, escolas ou companhias de teatro e não exclusivamente para companhias privadas. O comitê organizador tinha o...

Floriculturas têm que sair da mesmice para vender mais

Comprar flores não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente se você é homem. Entrar numa floricultura é uma experiência um tanto confusa, com milhares de opções de flores, desde as mais simples até as mais exóticas. São tantas alternativas que fica difícil saber o que comprar e o que seria mais adequado para presentear. Organizar o ambiente de uma floricultura é uma tarefa importante e necessária para deixar o cliente mais à vontade para comprar e para facilitar a sua...

O Paraíso das damas

Um clássico é um livro que continua atual, mesmo depois de anos de sua primeira publicação. Suas idéias, percepções e avaliações geralmente nos impressionam por se mostrarem aplicáveis nos tempos de hoje. Este é o caso do livro de Émile Zola, chamado “O Paraíso das Damas”. É um romance baseado nas pesquisas do autor francês sobre as lojas de departamento durante o século XIX em Paris. Ele descreve com bastante riqueza de detalhes todo o sistema comercial, a relação entre os...

Lava-rápido não pode ser ágil só no nome

Quando um cliente leva seu carro para lavar em um lava-rápido, o fator que considera mais importante, é claro, é a limpeza do veículo, que é seguida de perto, com certeza, da rapidez do serviço. Porém, a maioria dos lava-rápidos não fazem jus ao próprio nome, deixando o cliente esperando por muito tempo. Vários prometem lavar seu carro em 10 minutos, mas dificilmente cumprem a promessa. O que fazer para evitar este tipo de situação? Seria interessante, em primeiro lugar, organizar...

Um dia é do frango, outro do chester

Nada como um dia após o outro, principalmente se você é um alto executivo da Perdigão… Até o início da década de 1990, a Perdigão era uma empresa fragilizada, desdenhada por seus concorrentes e sem apresentar crescimento significativo. Não tinha uma liderança muito bem organizada e não gerava grandes retornos para seus investidores. A situação começou a mudar radicalmente quando Nildemar Secches assumiu a presidência em meados da década passada, convertendo a empresa numa grande potência, endireitando suas finanças e diversificando sua...

Caso: Creperia – Como aumentar as vendas?

Prezados, parabéns pelo site, muito bem editado e com ótimo conteúdo. Meu cenário é o seguinte: há três meses abri uma pequena creperia (na verdade, é um quiosque) em um shopping da zona norte, onde a predominância do público é das classes C e D. Existe um bom fluxo de pessoas, mas ainda não consegui chegar ao ponto de equilíbrio (relação entre faturamento e despesas). Parece-me que, pelo fato da loja estar localizada em uma região pobre, as pessoas ainda não...

Campanha do Kia Sorento: escolha errada de atributo

Muitas vezes é comum verificarmos erros de posicionamento de produto ou de marcas, principalmente quando elas se comunicam com os consumidores em veículos de massa, como a televisão. Este é o caso do Kia Sorento, na sua última campanha que está no ar. O atributo escolhido pela montadora para enfocar sua comunicação é a falta de ruído de seu novo motor. Quem, alguma vez na vida, escolheu um carro pela silenciosidade? Por acaso este é um atributo importante e relevante para...

50 sacadas de marketing

A revista norte-americana Advertising Age publicou no seu site um ranking com as Top 50 marcas de 2008 dos EUA. Na lista, estão diversas iniciativas que geraram vendas e ganhos de market share. Algumas delas: - Iphone 3G da Apple - dispensa comentários - Maiô LZR Racer da Speedo - o que gerou as quebras de recordes em Pequim - Touchsmart da HP - computador com tecnologia para toque na tela É claro que a maioria dos Top 50 são de produtos americanos e...

Lonely Planet: como oferecer o que o público quer

Os guias de turismo Lonely Planet são referências importantes para qualquer tipo de viajante. Desde a década de 1970, a empresa vem proporcionando informações práticas e sinceras sobre diversos destinos em todo o mundo. Fundada por dois ingleses, Tony e Maureen Wheeler, a Lonely Planet adotou uma estratégia e posicionamento muito bem definidos, entregando um produto que é exatamente o que o cliente espera e deseja. Seus guias falam concisamente da história dos lugares, dão dicas úteis sobre como encontrar...