08nov
26maio
Marketing Mobile: Usando a Geolocalização Para Vender Mais
Em tempos de crise, manter a loja cheia e se destacar no mercado são alguns dos desafios encarados diariamente pelo setor varejista. O aumento do custo de manter um negócio combinado com o encurtamento do poder de compra do consumidor gera um resultado catastrófico para quem não se destaca no mercado. Como se destacar é a incógnita que muitos profissionais do setor tentam decifrar. Existem diversas estratégias que podem resultar em destaque para a sua marca e o marketing mobile é...
13maio
Como Queimar o Filme da sua Marca – Parte II
Depois do meu post sobre a campanha publicitária desastrosa da Gillette com o rapper Psy, acabo me deparando com outro exemplo de como queimar o filme de uma marca estabelecida. A Mercedes Benz resolveu traçar o mesmo caminho da Gillette, colocando em risco anos de reputação e o bem maior de qualquer companhia (ainda mais de bens de consumo): o brand equity. Na propaganda de lançamento do novo Classe A, os alemães resolveram ter uma ideia brilhante (ao menos para eles)...
12abr
Zona de Conforto
Quantas vezes você sentiu a necessidade de mudar algo muito importante em sua vida e desistiu no último instante, dando ouvidos a uma voz que intimamente parecia lhe dizer: - Se eu arriscar e der errado, depois vou ficar aí sofrendo pelos cantos! Isto é instintivo, faz parte da natureza humana como uma estratégia de sobrevivência. Afinal, onde o medo está incutido, a vida está preservada, pois se não corrermos riscos, estaremos bem. Certo? Talvez. Fomos criados como compradores de crenças alheias....
26fev
Tapa na Cara
Como era de se prever, a Gillette já virou piada viral na net...
26fev
Quem é fidelidade que se dane
Nenhuma empresa pode funcionar ou progredir sem clientes. Ainda muito menos sem aqueles que permanecem por um longo tempo comprando seus produtos ou serviços. Com o intuito de fidelizá-los, muitas empresas com o passar dos anos acabaram criando programas específicos e direcionados a manter os consumidores dentro da sua base, pesquisando seus hábitos, dando-lhes vantagens, descontos ou créditos. Afinal, como há muito se debate no meio acadêmico e também se constata na prática, é muito menos custoso manter consumidores fiéis...
13fev
Como Queimar o Filme da sua Marca
Gerenciar marcas e fazer com que permaneçam ativas, fortes e consistentes é dever de qualquer profissional de marketing. Acima de tudo, também é fator estratégico e essencial para qualquer empresa, devendo estar nas prioridades dos mais altos executivos, e não apenas da área de marketing. Não é o que aconteceu recentemente com a Gillette. A marca conseguiu queimar seu filme com o público masculino de forma geral. Sua última campanha tinha como objetivo aumentar as vendas dos seus aparelhos de barbear,...
10dez
Inovando com criatividade: oportunidades podem estar onde menos se espera
Em uma de minhas visitas a um cliente na pequena cidade de Tambaú, interior de São Paulo, encontrei algo que me chamou atenção. Logo na entrada da loja, havia uma lousa de classificados onde, sempre que podia, dava uma olhada sem muito interesse. Até que, um dia, algo me chamou atenção: notei que havia um anúncio bem pequeno e pouco criativo, no entanto com um bom conteúdo a ser explorado. Eram três pessoas que moravam na cidade e imitavam os...
20out
Criando empatia pela criatividade
Campanhas criativas sempre são bem-vindas. Ainda mais se conseguem juntar uma função educativa com outra, evidentemente, que leve aos consumidores a comprarem um determinado produto ou marca. Foi o que a Young & Rubican, contratada pela Colgate, fez. Com uma ideia original, a agência mostrou que é possível criar uma alusão aos cremes dentais no momento de consumo de doces e sorvetes. Confira abaixo: Para as crianças, é uma solução lúdica, bem-humorada e interessante, que pode criar empatia com a escovação, algo...
20out