Como melhorar a gestão da sua loja e vender mais?

Em um cenário de crise e com um mercado cada vez mais competitivo, cada cliente potencial está sendo disputado com unhas e dentes pela concorrência. Para garantir que a sua loja se destaque e cresça, investir em melhoria de processos é essencial. Uma boa gestão reflete positivamente no funcionamento de todo o seu negócio e tem o potencial de alavancar as suas vendas. Quer saber como melhorar o seu processo de gestão e aumentar as vendas da sua loja? Então...

Marketing Mobile: Usando a Geolocalização Para Vender Mais

Em tempos de crise, manter a loja cheia e se destacar no mercado são alguns dos desafios encarados diariamente pelo setor varejista. O aumento do custo de manter um negócio combinado com o encurtamento do poder de compra do consumidor gera um resultado catastrófico para quem não se destaca no mercado. Como se destacar é a incógnita que muitos profissionais do setor tentam decifrar. Existem diversas estratégias que podem resultar em destaque para a sua marca e o marketing mobile é...

Como Queimar o Filme da sua Marca – Parte II

Depois do meu post sobre a campanha publicitária desastrosa da Gillette com o rapper Psy, acabo me deparando com outro exemplo de como queimar o filme de uma marca estabelecida. A Mercedes Benz resolveu traçar o mesmo caminho da Gillette, colocando em risco anos de reputação e o bem maior  de qualquer companhia (ainda mais de bens de consumo): o brand equity. Na propaganda de lançamento do novo Classe A, os alemães resolveram ter uma ideia brilhante (ao menos para eles)...

Zona de Conforto

Quantas vezes você sentiu a necessidade de mudar algo muito importante em sua vida e desistiu no último instante, dando ouvidos a uma voz que intimamente parecia lhe dizer:  - Se eu arriscar e der errado, depois vou ficar aí sofrendo pelos cantos! Isto é instintivo, faz parte da natureza humana como uma estratégia de sobrevivência. Afinal, onde o medo está incutido, a vida está preservada, pois se não corrermos riscos, estaremos bem. Certo? Talvez. Fomos criados como compradores de crenças alheias....

Quem é fidelidade que se dane

Nenhuma empresa pode funcionar ou progredir sem clientes. Ainda muito menos sem aqueles que permanecem por um longo tempo comprando seus produtos ou serviços. Com o intuito de fidelizá-los, muitas empresas com o passar dos anos acabaram criando programas específicos e direcionados a manter os consumidores dentro da sua base, pesquisando seus hábitos, dando-lhes vantagens, descontos ou créditos. Afinal, como há muito se debate no meio acadêmico e também se constata na prática, é muito menos custoso manter consumidores fiéis...

Como Queimar o Filme da sua Marca

Gerenciar marcas e fazer com que permaneçam ativas, fortes e consistentes é dever de qualquer profissional de marketing. Acima de tudo, também é fator estratégico e essencial para qualquer empresa, devendo estar nas prioridades dos mais altos executivos, e não apenas da área de marketing. Não é o que aconteceu recentemente com a Gillette. A marca conseguiu queimar seu filme com o público masculino de forma geral. Sua última campanha tinha como objetivo aumentar as vendas dos seus aparelhos de barbear,...

Inovando com criatividade: oportunidades podem estar onde menos se espera

Em uma de minhas visitas a um cliente na pequena cidade de Tambaú, interior de São Paulo, encontrei algo que me chamou atenção. Logo na entrada da loja, havia uma lousa de classificados onde, sempre que podia, dava uma olhada sem muito interesse. Até que, um dia, algo me chamou atenção: notei que havia um anúncio bem pequeno e pouco criativo, no entanto com um bom conteúdo a ser explorado. Eram três pessoas que moravam na cidade e imitavam os...

Criando empatia pela criatividade

Campanhas criativas sempre são bem-vindas. Ainda mais se conseguem juntar uma função educativa com outra, evidentemente, que leve aos consumidores a comprarem um determinado produto ou marca. Foi o que a Young & Rubican, contratada pela Colgate, fez. Com uma ideia original, a agência mostrou que é possível criar uma alusão aos cremes dentais no momento de consumo de doces e sorvetes. Confira abaixo: Para as crianças, é uma solução lúdica, bem-humorada e interessante, que pode criar empatia com a escovação, algo...

Atenção comerciante: qual é a sua estratégia para o último trimestre?

Como previ no artigo de julho sobre a crise na Europa - desta vez o Brasil estava pronto, econômica e emocionalmente, para encarar os efeitos e a ressaca da crise. Algumas provas disso: 1) Muitos novos empresários europeus se instalaram aqui e montaram as suas atividades nos últimos meses 2) Alguns empresários de grande porte que investem no Brasil, movidos pelo temor do primeiro impacto da crise, desaceleraram seu ciclo produtivo e demitiram em massa. Agora, sentindo a reação positiva do mercado,...