Branding no banheiro
A Sega resolveu inovar radicalmente ao desenvolver uma linha de games totalmente inusitada, chamada Toylets. Em banheiros públicos no Japão, a empresa instalou novos videogames que permitem às pessoas se divertirem e esvaziarem a bexiga ao mesmo tempo.
Os jogos são bastante criativos. Em um deles, quanto maior for a força de seu jato de urina, mais rapidamente uma parede com grafite é limpa. Em outro, compete-se em um ringue de sumô contra o jogador anterior. A lógica é a mesma: se a força de sua urina for maior do que a do seu oponente, ganha-se a partida, jogando-o para fora da tela.
Nem toda marca poderia ter a flexibilidade para fazer ativação de seus produtos em lugares inusitados. No caso da Sega, no entanto, este tipo de ação poderá ser bem vista por seus consumidores, já que a maioria deles é jovem e com atitude irreverente, o que está de acordo com a mensagem da marca. Além disso, a empresa acaba gerando boca-a-boca entre as pessoas e exposição gratuita nos jornais, o que é positivo para a estratégia de branding da Sega.
Mesmo assim, este tipo de ativação da marca deve ser avaliado criteriosamente antes de ser aplicado fora do Japão. Para algumas culturas poderá soar como algo bizarro e de mal gosto, ao ponto que em outros países, como no caso do Brasil, poderá se mostrar como algo bastante divertido e inesperado.
Concluindo, a Sega se mostrou muito criativa e inovadora, energizando sua marca com o lançamento do Toylets, mas deverá avaliar com cuidado sua estratégia de expansão.
Deixe um comentário