Desconecta e desconexa
A Microsoft lançou recentemente sua mais nova aposta para desbancar Apple e Blackberry do mundo dos smartphones. Seu novo Windows Phone 7 promete facilitar a vida do usuário, tornando o uso do celular mais rápido e prático.
Para demonstrar esta vantagem, a Microsoft colocou no ar uma propaganda bem-humorada, na qual mostra pessoas viciadas em smartphone que não deixam de levantar um minuto se quer a cabeça, o que lhes acaba custando caro. A mensagem é dada pela interjeição “Really?” (“Fala Sério!” seria o equivalente mais próximo em português), que captura bastante bem o espírito do comercial.
A ideia é original, mas não fica clara a intenção da empresa e nem o principal benefício do celular, o que está apenas implícito na comunicação. Além disso, também pode acabar sendo um tiro no próprio pé, já que os heavy users de smartphones podem não ter gostado muito da ideia de serem ridicularizados na TV.
Não demorou muito para a Microsoft colocar no ar outras propagandas explicando melhor as funcionalidades do seu celular, talvez como resposta à um impacto negativo de seus consumidores.
Na mesma linha e com uma propaganda bastante parecida (o que até parece ser plágio da Microsoft ou vice-versa), a operadora tailandesa DTAC também veiculou um comercial no qual mostra o quanto as pessoas se isolam ao usarem seu smartphones, se esquecendo de tudo à sua volta. O mote da campanha, “Disconnect to Connect”, é de uma simbologia forte e bem adequada à mensagem que se quer passar.
Diferentemente do comercial do Windows Phone, a DTAC abusa da emoção e promove um uso mais racional do celular, que deve estar a serviço das pessoas (e não o contrário). Entretanto, a operadora tailandesa pode estar trilhando um caminho arriscado ao pedir para seus clientes usarem menos seus serviços.
Ainda assim, sua mensagem poderá ser vista com maior simpatia do que a do Windows Phone, já que a grande maioria irá concordar que o uso abusivo do celular é prejudicial às relações sociais. Além disso, também provavelmente verão de forma positiva uma empresa de telefonia preocupada com seu impacto na sociedade. Na mesma linha, o Itaú fez propagandas voltadas ao crédito consciente, contribuindo favoravelmente para sua imagem no mercado.
Ou seja, a propaganda original da Microsoft é engraçada, porém pouco eficaz. As seguintes são mais esclarecedoras, mas ainda muito insossas. Por outro lado, a da DTAC é bastante envolvente e clara. Mesmo assim, ambas lançam um mesmo apelo: desconecte-se. Só que, pelo visto, quem corre o risco de ser mais desconexa e mais desconectada é a Microsoft.
DTAC – Disconnect to Connect
Windows Phone – Really? – Primeiras Propagandas
Windows Phone – Really? – Propagandas Explicativas
Deixe um comentário