Caso: Empreendedorismo é possível com planejamento
É um prazer entrar em contato com vocês e solicitar umas orientações. Já obtive orientações anteriormente e quem as colocou em prática foi minha irmã que está se saindo muito bem. Sou atualmente bancária, porém quero ter meu próprio negócio. O que eu quero, a princípio, é poder trabalhar em casa (e se possível sozinha) até que haja um retorno financeiro consistente.
Estou muito interessada em fazer recarga de cartuchos para impressoras e mais tarde para toner. Já vi várias máquinas e optei por uma que é pequena, fácil de manusear e o fornecedor é meu vizinho. Só não sei como anda este mercado, como vou entrar nele, se é lucrativo ou não, e quais meios usar para divulgar meu trabalho. Na internet, só encontro informações técnicas dos fabricantes das máquinas. Caso eu obtenha sucesso, penso em abrir um quiosque num shopping, pois aqui por perto não há nenhum.
Resposta Venda Muito Mais:
Toda atividade de empreendedorismo requer uma boa dose de cuidado e de análise do mercado. É sempre recomendável estudar muito bem a atividade com a qual você deseja empreender para que surpresas desagradáveis não surjam no futuro.
1) Mercado e consumidores
Analise primeiro qual é o mercado de toners de impressoras. Será que é um bom negócio ou não? A primeira vista, parece ser algo atrativo, dado que o valor dos cartuchos de marca (HP, Epson etc.) é muito alto, o que configura uma oportunidade interessante para venda de produtos de valor inferior.
No entanto, você deverá avaliar se as pessoas estarão dispostas a pagar por um produto de preço menor, mas que poderá comprometer o funcionamento do equipamento. Mesmo que a qualidade esteja assegurada, este tipo de dúvida com certeza passa pela mente do consumidor quando avalia se compra ou não um produto que não conhece, sem marca e que não sabe se vale a pena se arriscar comprando-o.
Portanto, o desafio será ganhar a confiança da clientela, garantindo que o produto é similar ao que é vendido com marca no mercado. Uma maneira de minimizar a desconfiança é dar alguma espécie de garantia para o caso do cartucho não corresponder com a expectativa do cliente.
Além disso, você deverá também pesquisar no trabalho, entre amigos, conhecidos etc. para saber quem pagaria por este tipo de produto e se estaria disposto a trocar sua compra habitual por algo mais barato. É importante saber essas informações para ter uma percepção mais apurada, que pode ser diferente da que acreditamos.
2) Lucratividade
Como dissemos no tópico anterior, este mercado pode ser promissor, uma vez que o valor dos cartuchos é alto. Porém, você deverá procurar informações mais detalhadas dos custos de tinta e de funcionamento da máquina de recarga para confirmar esta hipótese.
Em primeiro lugar, avalie qual é percentual de rendimento que você espera do negócio. Este valor pode variar muito dependendo da sua expectativa e do esforço que despenderá no empreendimento. Depois disso, deverá avaliar todos os custos implicados e colocar o percentual de lucratividade para chegar ao preço de venda.
Uma vez feito isso, deverá analisar se este preço de venda é factível no mercado. Digamos que você tivesse um custo de R$ 30,00 por cartucho e tivesse uma expectativa de lucrar 40% com o negócio. Para isso, teria que vender o produto por R$ 50,00, o que lhe daria um lucro de R$ 20,00 por cartucho (que, dividindo pelos R$ 50 da venda, daria os 40% de lucro). Será que o mercado estaria disposto a pagar estes cinquenta reais? Se, digamos, o produto de marca é vendido por R$ 70,00, o consumidor acharia seu produto mais atrativo?
Quanto maior for o risco do consumidor e sua desconfiança, mais barato deverá ser o preço de venda, mas também mais difícil será para se chegar à lucratividade desejada.
Finalmente, você deverá analisar a quantidade estimada que você acredita que venderá. Se não for muito grande, será que vale a pena todo o esforço? Deverá também avaliar o custo inicial do negócio. Digamos que a máquina de recarga custe R$ 2.000,00. Só para amortecer seu custo, será necessário vender 100 cartuchos (2000 / 20 – custo da máquina pela lucratividade). Ou seja, só haverá caixa positivo após o centésimo cartucho vendido.
Obs.: aqui estamos simplificando a análise, sem analisar o impacto de impostos, por exemplo. Se quiser algo mais detalhado, leia o nosso caso: https://www.vendamuitomais.com.br/site/artigo.asp?Id=115
3) Divulgação
A divulgação deste tipo de serviço pode ser feita de várias maneiras, seja por meio de boca-a-boca, internet, flyers etc. O mais complicado, como foi colocado, é passar confiança e qualidade para o consumidor.
Este deverá ser o ponto mais importante da propaganda, o que será facilitado com contatos pessoais e, inicialmente, num círculo familiar e de amizade A idéia de um quiosque em shopping pode ser boa para um contato pessoal próximo, mas você deverá avaliar o custo de locação deste espaço, que geralmente é bastante elevado.
Pela internet, é possível que haja uma venda crescente e gradativa, mas será muito mais difícil convencer o cliente que o produto tem qualidade e que vale a pena comprá-lo. De qualquer forma, é um tipo de mídia barata e de fácil divulgação.
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