Marketing não é só para empresas privadas (4)
Como no post que fiz sobre as Olimpíadas de Londres, a campanha do Rio 2016 foi bastante bem sucedida porque soube utilizar estratégias de marketing para ganhar a indicação. Nas tentativas anteriores, a cidade carioca havia competido de forma amadora, sem preparar argumentos fortes que convencessem os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Desta vez, porém, o comitê organizador do Rio 2016 foi buscar pessoas de peso, como o norte-americano Scott Givens, ex-alto executivo da Disney. Ele já havia trabalhado para outras campanhas que foram vitoriosas na indicação para as Olimpíadas, entre elas a de Atlanta em 1996. Givens foi uma peça-chave para montar a apresentação do Rio, tanto o discurso quanto os gráficos e filmes. Outro ator importante foi Fernando Meirelles, que por meio da sua produtora O2, preparou os filmes utilizados durante os discursos, que tinham o objetivo de emocionar a platéia e conquistar seu apoio.
Uma sacada importante e decisiva do comitê organizador foi focar no segundo voto dos representantes do COI. A hipótese era que eles já chegariam ao evento com seu voto definido. Logo, faria sentido conquistar sua segunda opção. Dessa forma, a apresentação, os argumentos e os efeitos gráficos seriam cruciais para atingir este objetivo.
Mapa utilizado para reforçar o argumento que a América do Sul nunca havia recebido as Olimpíadas
Durante a apresentação do Rio, somente pessoas de peso falaram, das três esferas do poder executivo (presidente, governador e prefeito), além do presidente do BC e esportistas. Mas somente isso não bastaria, uma vez que as demais cidades também levaram seus representantes mais importantes.
O que fez a diferença foi a argumentação brasileira, calcada em diversos fatores:
- Solidez da economia brasileira
- Oportunidade de negócios, mercado publicitário importante
- Expansão das Olimpíadas para um novo continente
- Fato do Brasil ser a única economia entre as dez maiores a nunca ter sediado os jogos
- Receptividade e alegria do povo brasileiro e, em especial, dos cariocas
- Legado dos jogos para a juventude
Assim, como uma argumentação muito bem estruturada e vídeos emotivos e impecáveis, o Rio conseguiu finalmente conquistar o direito de sediar as tão sonhadas Olimpíadas. Quem sabe essa não seja uma oportunidade de endireitar finalmente a cidade carioca, que após deixar de ser a capital brasileira, nunca mais se encontrou. Não vai ser fácil e nem milagres acontecem, mas pode ser um ponto de inflexão, um começo no trabalho árduo para reverter anos de degradação.
Veja os vídeos usados durante a apresentação:
1) Vídeo Institucional da cidade
2) Vídeo sobre a receptividade do Rio
3) Vídeo do plano da cidade (masterplan) para as Olimpíadas
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