Negócios, Networking e Twitter
Empresas e profissionais que desejam construir uma excelente rede de relacionamentos, precisam se atualizar. O mundo atual cobra um preço bastante alto daqueles que ainda não se adaptaram às inovações tecnológicas. Estar presente, em ambientes virtuais como o Twitter, virou quase obrigação. Até parece que voltamos no tempo quando, ainda pré-adolescentes, ouvíamos os amigos da escola ou do bairro perguntarem se ainda não tínhamos comprado o tênis ou a calça da moda. Hoje, somos medidos pelas redes sociais que freqüentamos, mas a verdade é que estar presente no mundo virtual tem seus benefícios, e posso afirma que são muitos.
Para os que sonham com uma rede de negócios ampla, bem horizontalizada e com membros influentes, desenvolver relacionamentos é fundamental. Não importa se isso acontece pela internet, celular ou tête-à-tête, o que interessa de fato é o seu desempenho nesta atividade. Construir e desenvolver redes de relacionamento produtivas é tarefa para profissionais, pessoas que realmente se dedicam ao ato de construir amizades, seja no âmbito corporativo ou não; afinal, todos nós trabalhamos com alguma coisa e, certamente um dia, indicaremos ou precisaremos dos produtos ou serviços de outros.
Se analisarmos bem, qual a diferença entre todas estas ferramentas de mídia social que surgiram nos últimos tempos? Para mim, somente as formas como elas são acessadas. Só isso. Pois o DNA de todas elas se chama R-E-L-A-C-I-O-N-A-M-E-N-T-O. Nós, seres humanos, temos uma necessidade altíssima de manter contato, conversar, trocar experiências, estar perto de outras pessoas, nem que seja para apenas ver o que elas estão fazendo: gente gosta de gente. Somos seres sociais, extremamente interligados e precisamos sempre saber o que acontece com o outro, seja ele de outro bairro, estado ou país.
É exatamente isso que se esconde debaixo de todas estas novas formas de comunicação. Precisamos aprender a utilizar tais ferramentas em nosso favor, não importa à qual você pertence – Orkut, Facebook, Flickr, MySpace, Youtube, Linkedin – você precisa ser um bom gestor destes espaços, um gestor de relacionamentos.
Moeda do futuro
Segundo a revista Veja, nenhum outro país do mundo possui tantos adeptos de redes sociais como o Brasil, ultrapassando o número de 29 milhões de usuários. Apesar do fato de muitas pessoas não terem apostado em seu potencial no início, o Twitter também não foge à regra e, a cada dia, milhares de pessoas no mundo encontram uma nova função para ele, e ainda criam programas e funcionalidades para maximizar o desempenho desta ferramenta. Para se ter uma idéia, o número de pessoas cadastradas no Twitter em 2008 teve um crescimento de 900% versus o ano anterior, ultrapassando mais de 55 milhões de usuários. Mas o que importa nisso tudo é aprender como utilizar estas ferramentas em nosso favor, para aumentar e qualificar nosso networking.
Informações aparentemente irrelevantes nas redes sociais revelam o perfil consumidor de milhares de clientes, minuto a minuto, o que vale ouro para empresas que desejam melhor posicionamento no mercado e se preocupam com branding. Podemos, assim, perceber o poder que estas redes sociais terão em poucos anos, quando estivermos falando não mais de Web 2.0, mas sim de versões 3.0 ou 4.0, que priorizarão o cruzamento destas informações. Uma inteligência coletiva, que traçará um perfil macro deste consumidor do futuro, que terá suas opiniões e hábitos de consumo mapeados detalhadamente, desde de o que você lê, escuta e assiste, até ao que você come, bebe, veste e pratica; enfim, você será a moeda do futuro. E, neste novo mercado, um networking bem estruturado e administrado será essencial para o sucesso.
Hoje, grande parte daqueles que utilizam o Twitter gera e consome conteúdo, seja ele pessoal, jornalístico ou de negócios, deixando ali, sem perceber, seus hábitos e costumes, num pequeno diário de seus cotidianos. Surge um novo mundo comandado pelas mídias sociais, no qual a informação sai do formato – um para muitos – e se transforma em um grande fenômeno de descentralização, gerando, assim, conteúdo de muitos para muitos.
No caso específico do badalado Twitter, as finalidades são muitas e, a cada dia, surge um novo Gadget, uma nova função, que pode maximizar relacionamentos e principalmente os negócios. Por exemplo, tenho muitos seguidores que me enviam de tudo, profissionais contando fatos corriqueiros do seu cotidiano, pedidos de emprego, perguntas sobre o mundo dos negócios, agências de notícias que em tempo real revolucionam o jornalismo moderno e empresas vendendo seus produtos e serviços. Mas o que realmente acho incrível são aqueles que já descobriram no Twitter, além de uma excelente ferramenta de vendas, um fantástico e primoroso construtor de redes de relacionamento que, bem cuidado, pode maximizar seu networking e render muitos novos contatos e negócios.
“Twittar” é uma tarefa extremamente importante quando nosso objetivo é ser visto. E além de divulgar nossa imagem e ou produto, receber em tempo real feedback do consumidor, que pode se expressar por um canal direto; e é esta atenção e velocidade que cativa. Mas, para que o “encanto” não se quebre, é preciso estar de olhos abertos, e atento às necessidades, respondendo dúvidas e reclamações de maneira rápida, cordial e profissional.
Costumo usar o Twitter para divulgar negócios e lançamentos de minhas empresas, notícias que acho pertinentes aos meus seguidores, artigos que escrevo e, também, como um forte canal direto de relacionamento. E já conheço um bom número de empresários que abriram seus olhos para esta nova ferramenta e utilizam o miniblog para conversar com seus consumidores, lançar promoções e vender produtos variados, que vão de canetas e celulares, até lanchas, casas, carros e aviões.
É disso que estou falando, mobilidade aliada à habilidade para gerar negócios e para construir relacionamentos. Por isso, precisamos realmente aprender como e quando fazer uso destas inovações. Os horizontes são imensos, posso até dizer, sem limites. Pois esta cascata tecnológica que cai sobre nós gera mais inovações em cadeia, e este avanço está nos levando para um novo e diferenciado modelo de relacionamento, no qual os negócios acontecerão sem limites físicos. Mas não devemos esquecer: gente é gente. Gostamos de nos relacionar, conversar, ter atenção, conhecer pessoas e culturas diferentes, e networking se desenvolve assim, dizendo pra todos o que você faz, batendo papo, sendo visto e, principalmente, sendo lembrado.
Se você ainda não faz uso das mídias sociais, faça uma experiência, é de graça. Crie perfis específicos para os tipos de relacionamento que deseja ter, pessoais ou corporativos. Tenha cuidado ao misturar vida pessoal e trabalho. Seja extremamente cordial, sério e profissional. Esta política é observada e respeitada por aqueles que participam de tais mídias, e você logo perceberá que os resultados começarão a surgir e poderá, então, reconhecer de imediato aquilo que não funciona e o que funciona de fato no seu caso. Lembre-se que você não precisa participar de todas as redes sociais existentes e, com o tempo e experiência, naturalmente utilizará mais aquelas que melhor se adaptam ao seu perfil e que lhe trazem maior número de feedbacks.
Para encerrar, eu não poderia terminar este artigo sem convidar a todos para um bate-papo no Twitter. Estou à disposição daqueles que desejam conversar um pouco mais a respeito de networking, esta nobre arte de construir relacionamentos, e também aberto a oportunidades e a realização de bons negócios.
Sobre o Autor
Fábio Azevedo é empresário, Diretor de Desenvolvimento e Relacionamento com o Mercado da GT Editora. É escritor, roteirista, professor, palestrante, consultor de negócios na área imobiliária e de franchising, além de colunista e articulista. Escreve no Brasil e exterior para várias revistas, jornais, sites e portais na internet sobre vendas, networking, gestão, liderança, franquias, marketing, estratégia, inovação e empreendedorismo. Acesse o site do autor na internet e seu perfil no Twitter.
Deixe um comentário