Comunicação bem-humorada
O uso de humor em propagandas e no posicionamento de um produto é um recurso muitas vezes utilizado por empresas para chamar a atenção do público-alvo de uma forma divertida. Porém, deve ser considerado com cuidado, uma vez que pode acabar se mostrando ofensivo para algumas pessoas ou de mal gosto.
Além disso, determinados produtos ou serviços dificilmente podem se valer de humor, ainda mais quando pretendem passar uma imagem de tradição, seriedade e confiança. Para um hospital que é referência no tratamento de câncer, por exemplo, seria muito arriscado – ou indelicado – passar uma comunicação por meio de mensagens divertidas. O que se espera, neste caso, é um posicionamento sóbrio, sisudo, no qual se pode confiar plenamente.
Porém, em alguns casos, mesmo que o produto ou serviço deva inspirar a confiança dos consumidores, pode-se adotar uma mensagem mais descontraída. Esta foi a idéia do Delta Lloyd Groep, grupo financeiro holandês com atuação nos Países Baixos, Alemanha e Bélgica.
A divisão de seguros da empresa tinha como desafio vender seus serviços, muitas vezes pouco atrativos para os clientes. Isso porque não é muito fácil convencer uma pessoa a comprar uma apólice para um possível problema que poderá ocorrer no futuro. Para carros, por exemplo, esta prática é mais comum, já que estamos conscientes do risco de roubo e batidas. Porém, para outros tipos de seguros, como contra incêndio, de vida etc., não nos convencemos da sua utilidade, já que não consideramos seu risco elevado.
Portanto, para chamar a atenção dos consumidores, a Delta Lloyd decidiu fazer uma série de comerciais bem-humorados para vender seus serviços, explorando o risco de uma maneira inusitada. Foi uma forma inteligente de passar a mensagem, saindo da mesmice e sem uma fala chata e insossa.
Confira alguns comerciais:
Deixe um comentário