U2 – Magnífico (Magnificent)
U2 é uma banda extraordinária mesmo e com um posicionamento muito bem definido, caso a analisássemos desde um ponto de vista de marketing.
Sua nova música, intitulada “Magnificent” (magnífico em português), é de uma qualidade impressionante, que ao mesmo tempo remonta aos primórdios da banda (principalmente por conta dos acordes da guitarra), mas também adota uma roupagem moderna.
O U2, portanto, é uma banda que continua se reinventando, mas sem perder sua essência e seu jeito de ser, o que a fez o sucesso que é até hoje. Quando fui no último show deles aqui no Brasil, pude constatar que são muito bons como entretenimento ao vivo e não somente vendendo discos. É claro que existem alguns exageros por conta do Bono (como forçar a barra beijando meninas em todos os shows), mas a apresentação realmente é inesquecível, com telões gigantes e efeitos especiais.
Ou seja, a banda é bem assessorada e aplica bem os conceitos de marketing:
– Mantém o produto sempre atual, mas sem descaracterizá-lo;
– Faz eventos e promoções chamativas para o público;
– Tem um produto de alta qualidade;
– Divulga (”distribui”) a banda em diversos mercados, aumentando sua penetração no mercado;
– Etc. etc.
Para completar, o U2 fez um show surpresa no telhado da BBC em Londres (imitando os Beatles) para divulgar sua nova música, Magnificent, que comentei no início deste artigo. Vejam o vídeo abaixo e divirtam-se:
Deixe um comentário