Compra misteriosa

No varejo, uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é medir seu atendimento e a experiência geral a que o consumidor é submetido quando entra numa loja. Inúmeros fatores, como ambiente, serviço, rapidez dos caixas, iluminação, limpeza, cordialidade, entre vários outros, influenciam na nota mental que cada um de nós atribui a um determinado estabelecimento. Muitos destes fatores são de avaliação subjetiva e, portanto, mais difíceis de serem controlados e avaliados; além disso, variam conforme a equipe da loja, o humor...

Surpreendendo o Consumidor

A Natura fez uma ação de marketing bastante inteligente com o Natura Plant, linha para cabelos da empresa de venda direta. Os clientes, ao comprarem um ingresso para o Cinemark no site ingresso.com, eram convidados a gravar um elogio aos cabelos de suas mulheres. O que elas menos esperariam, no entanto, seria que o elogio fosse parar na própria tela do cinema, o que ocorreu de fato. A reação genuína dos clientes e sua surpresa ao se depararem com a mensagem é...

Branding em chocolates

A francesa zChocolat criou um novo conceito de como vender chocolates: não é apenas mais uma chocolateria, mas uma experiência bastante bem pensada de branding, mostrando que é possível aplicar o conceito para qualquer tipo de negócio. Vendendo exclusivamente online, a empresa possui um site cuidadosamente feito e muito bem produzido, contendo imagens que saltam aos olhos, assim como cores e fontes que remetem ao seu caráter exclusivo. Os chocolates são assinados por Pascal Caffet, considerado um dos melhores conhecedores do...

E agora, Sr. Vendedor?

Quando eu era adolescente, minha mãe costumava comprar sapatos na Pontal, da rua  Teodoro Sampaio, em São Paulo. O motivo era um vendedor que sabia exatamente o que queríamos. Ele sabia o nosso número, a cor e os modelos que iriam nos agradar. Em meus treinamentos, costumo dizer que o vendedor já nasce com esse dom, da mesma forma que algumas pessoas têm o feeling certo para trabalhar com atendimento ao cliente e outras não. Pessoas criativas já nascem com o...

Caso: como aumentar a carteira de clientes?

Gostaria de receber dicas e informações de como conseguir aumentar minha carteira de clientes. Sou proprietário de uma loja de games especializada no comercio de jogos originais, inaugurei a loja em abril do ano passado atuando exclusivamente pela internet e em janeiro de 2011 inaugurei a loja física. Considero o ponto da loja um ponto forte, pois, estou localizado entre duas escolas particulares, sendo que meu concorrente mais próximo está a uns 6km de distância. Minha dificuldade está em tentar atrair...

Enciclopédia do Tênis

Quer um lugar para consultar todo o tipo de tênis que já foi colocado à venda algum dia? A Foot Locker, loja americana de sapatos, lançou o site Sneakerpedia, que tem como objetivo catalogar todo e qualquer tipo de tênis já lançado e vendido no mundo. Com uma base colaborativa, no estilo do Wikipedia, a Sneakerpedia tem a mesma lógica: basta ao usuário fazer o upload de uma foto do seu tênis, colocar informações de cores, tags, fabricante, materiais etc. para...

O cliente nem sempre tem a razão

O cinema Alamo Drafthouse, localizado em Austin, Texas, colocou no Youtube um recado deixado na sua caixa postal por um de seus clientes.  Trata-se de uma mensagem mal-educada reclamando veementemente do tratamento recebido (com diversos palavrões, inclusive), já que a pessoa havia sido expulsa da sessão após usar o celular para enviar mensagens de texto. A regra da Alamo é simples: se um consumidor falar ou enviar mensagens de texto durante a sessão, será expulso. Aliás, uma regra bem justa e que vários cinemas deveriam...

Orkut ontem, Facebook hoje e amanhã?

Em 2010 foi lançado o filme “A Rede Social”, que conta a história controvertida da criação do Facebook por Mark Zuckerberg. Foi sucesso de público nos EUA e no Brasil, não somente pelo seu enredo bem estruturado, mas também pelo interesse que as mídias sociais despertam nas pessoas. Além de bem-sucedido nas telas dos cinemas, o Facebook também está ganhando adeptos e chamando atenção na internet brasileira. De maneira sorrateira e constante, a maior rede social do mundo está crescendo rapidamente...

Branding em restaurante

Branding é algo que deve ser encarado com seriedade pelas empresas e servir como direcionamento de tudo que está relacionado com a marca.  Não é apenas um conceito teórico e distante, pouco aplicado na prática. No caso de um restaurante, por exemplo, deverá estar presente em cada detalhe, desde a decoração até o atendimento, modo de falar dos garçons, cardápio, escolha dos vinhos, decoração, cores e todo o tipo de contato com o cliente. Pode parecer exagero, mas cada vírgula conta, devendo-se...

É possível recuperar clientes perdidos?

Antes de responder esta pergunta, devemos fazer uma auto-análise do nosso atendimento e da motivação dos nossos profissionais.Sim, porque antes de culpá-los, devemos verificar se têm autonomia para tomar decisões em favor do cliente, se a empresa estimula o comprometimento, se há interesse dos colaboradores na satisfação dos clientes, começando pelos gerentes e diretores. Em 15 anos como assessora de marketing e palestrante, já vi e ouvi fatos que comprovam que 60% das empresas não tem uma política voltada para a...