O que a linguagem corporal revela sobre seus clientes

“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade”
Friedrich Nietzsche
Você está em uma reunião ou uma entrevista e aquela pessoa que decide no meio da sua explanação, cruza os braços e se inclina para trás. O que fazer?
Braços, pernas, posição dos pés, pequenos sinais com os lábios, sobrancelhas, o balançar da cabeça, olhar para o lado, mão espalmada, fechada ou escondida, coçar atrás da […]

Velho transformado em novo

Produtos e marcas, assim como pessoas, têm que constantemente se renovar e se recriar para não envelhecerem e caírem no lugar comum. Caso não inovem, podem acabar associados a algo ultrapassado ou visto como indesejável, com graves consequências para seu desempenho e sua sobrevivência futura. Estar atento para esta situação é dever de qualquer gestor de marketing, cuidando para que suas marcas e produtos estejam constantemente em movimento e em sintonia com seu mercado consumidor.
Neste contexto, é interessante analisar […]

Logos têm significado?

Parte importante de uma estratégia de branding, o logo é um símbolo gráfico que mostra e identifica para o consumidor que um produto ou serviço foi feito, pensado e idealizado por uma determinada marca. Sem sua existência, seria impossível fazer distinção entre commodities (ou produtos genéricos) e aqueles com marca.
Muitas vezes, a logotipia não está atrelada ao segmento, categoria ou público-alvo que se quer atingir, tratando-se apenas de um desenho, um ícone identificável. Porém, existem diversos exemplos de logos […]

Organização estratégica das gôndolas aumenta a lucratividade

Especialistas em marketing ensinam como expor os produtos para aumentar as vendas
Por Mariana Machado
Muito mais do que um espaço onde os produtos são expostos, as gôndolas têm relação direta com o desempenho das vendas da loja. Por isso, a posição de cada item nas prateleiras deve ser pensada de forma estratégica e não aleatória.
“Com a expansão do modelo de auto-serviço no varejo, os lojistas precisam adequar suas lojas para oferecer funcionalidade, agilidade e comodidade ao cliente. Dentro desta estratégia, […]

Surpresas são bem-vindas

Uma forma de chamar a atenção de consumidores é tirá-los do lugar comum. Mostrei em posts anteriores alguns exemplos de ações que saem da mesmice e realmente dão o que falar, como no caso da operadora T-Mobile (Como fazer marketing pensando fora da caixa). Muitas destas ações se enquadram no conceito de flash mob, que nada mais é do que juntar um grupo de pessoas num determinado local para realizar uma atividade previamente combinada, sem que o público em […]

Supermercado com reconhecimento automático de frutas, legumes e verduras

Quem trabalha com varejo e lida com perecíveis sabe que uma das grandes dificuldades é manter o estoque sempre atualizado e com as informações corretas. Como se tratam de produtos in natura, sem identificação ou código de barras, muitas vezes ocorrem erros, mesmo que sem querer, feitos pelos operadores dos caixas. Uma banana nanica pode ser confundida com uma prata ou um maracujá doce com um azedo, por exemplo.
Quando isso acontece, o sistema de inventário acaba dicando desajustado, mostrando […]

Sr. Vendedor: eu quero isto e não aquilo!

Novos tempos necessitam de novas posturas em vendas e atendimento. A correção de atitudes inadequadas é simples: treinamentos e mudanças internas de conceitos.
Na primeira loja
Eu: “Por favor, você tem máscara para mergulho?
Vendedora: “Acho que acabou. Fulana, você sabe dizer se ainda tem máscara para mergulho?”
Vendedora 2 (Fulana) sai de traz da área do pacote e vai se encaminhando para o fundo da loja. Eu começo a acompanhá-la quando ela se vira para mim com um sorriso e diz: “Eu […]

Os clientes merecem ser tratados como um ativo de longo prazo

 
Ninguém discute que vender é uma atividade essencial para qualquer empresa, já que todas têm a necessidade de crescer e se desenvolver, atingir metas, empregar funcionários ou simplesmente sobreviver. Obviamente que, sem vendas, não há negócio que possa resistir ou se perpetuar. Porém, não nos atentamos a outros aspectos igualmente importantes para o sucesso de uma empresa e que muitas vezes são relegados a um segundo plano. O pós-venda é uma destas atividades que são esquecidas, menosprezadas ou simplesmente […]

Conectado ao Consumidor

A Tesco, maior varejista inglês e uma dos maiores do mundo, fez uma inovação e tanto para aumentar suas vendas no mercado coreano. Ao invés de crescer organicamente agregando lojas, decidiu inovar usando os códigos QR (aqueles que lembram um código de barras, que viraram moda ultimamente nas peças publicitárias).
Numa estação de metrô, criaram um supermercado virtual com telas digitais, apresentando aos consumidores produtos e preços, todos com seus respectivos códigos QR.  Tudo que os clientes precisavam fazer era escanear o […]

Compra misteriosa

No varejo, uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é medir seu atendimento e a experiência geral a que o consumidor é submetido quando entra numa loja. Inúmeros fatores, como ambiente, serviço, rapidez dos caixas, iluminação, limpeza, cordialidade, entre vários outros, influenciam na nota mental que cada um de nós atribui a um determinado estabelecimento.
Muitos destes fatores são de avaliação subjetiva e, portanto, mais difíceis de serem controlados e avaliados; além disso, variam conforme a equipe da loja, o […]