Fazer cross-merchandising pela loja é bom negócio

Cross merchandising, mas que raio de bicho é esse? O nome pode ser complicado, mas o conceito é muito simples. Quando entramos em um supermercado e queremos comprar sorvete, por exemplo, caminhamos até as geladeiras e procuramos pelo nosso sabor preferido. Muitas vezes, abrimos a porta do freezer e acabamos reparando que algo está grudado nela: são algumas colheres para sorvete que estão dispostas em uma fita, que por sua vez está grudada na porta por uma ventosa. Ou seja, acabamos...

O processo de evolução dos canais de distribuição no Brasil: benefícios ou problemas para os fabricantes?

Por Prof. Dr. Francisco Alvarez, professor da USP, FIA-USP, IBMEC e FAAP. Sócio fundador da Trade Marketing Assessoria (http://www.trademarketing.com.br). Publicado originalmente em 17/05/2005. Os canais de distribuição no Brasil têm evoluído a passos largos desde a década de 1990, com as fusões que formaram grandes redes, a chegada de grandes grupos internacionais, a conseqüente melhoria nos processos de gestão e o desenvolvimento de novos modelos de negócio e de pontos-de-venda muito mais atrativos. Seria natural que essa evolução gerasse benefícios para os...

Caso: Armazenamento de Produtos e Exposição

A empresa é do ramo alimentício e atende um publico especifico (bares, trailers, carrinhos de cachorro quente, pizzarias etc.), mas tem uma grande dificuldade na exposição de seus produtos por trabalhar com um mix bastante diversificado: embalagens, enlatados, frios, bebidas, produtos de mercearia etc. Como fazer uma melhor exposição para estes produtos dentro da loja? E como fazer uma abordagem mais eficaz para os clientes e potenciais clientes que os vendedores externos visitam? Nome: Hudson Leonardo Empresa: Distribuidora Correa Cidade: Belo Horizonte Estado: MG Resposta Venda...

Propaganda na Internet: pequenas empresas lado a lado com as grandes

Antes do surgimento da Internet, fazer propaganda para uma empresa pequena era algo bastante limitado e localizado. E, pior do que isso, sem qualquer tipo de medição dos resultados. Ou seja, as formas existentes eram apenas as tradicionais: folhetos, boca-a-boca, faixas, pequenos anúncios em jornais de bairro, carros de som, entre outros. O que vem mudando com a tecnologia é que qualquer um pode fazer hoje uma campanha online e, melhor do que isso, sem gastar grandes quantias. Não existe, por...

Sortimento é essencial para o sucesso de uma loja

Neste artigo abordaremos o conceito de sortimento, sua importância e sua aplicação em diversos tipos de loja. Como os produtos são o coração de qualquer negócio, entender sua organização é essencial para obter resultados melhores em vendas. Sortimento é um conceito utilizado para determinar todo e qualquer tipo de produto que seja comercializado em uma loja. Em primeiro lugar, ele pode ser dividido em categorias, que nada mais é do que um agrupamento de itens correlatos. Em uma confecção, por exemplo,...

Cliente que reclama é cliente bom

Um cliente entra numa academia para se inscrever. Ele se dirige à recepção e pergunta sobre os planos, os tipos de exercícios, o horário das aulas e, evidentemente, o preço. A atendente responde tudo rispidamente, sem sorrir, parecendo fazer tudo por obrigação. O cliente, já não muito feliz, interroga-a mais um pouco e pergunta ao final se existe algum tipo de desconto e quais são as formas de pagamento disponíveis. Ela diz que não há muito o que fazer por...

Fila única é importante para atendimento

Um dos locais de maior importância em qualquer negócio é a fila do caixa. O cliente avalia e dá uma nota para qualquer tipo de serviço muitas vezes na hora de pagar a conta. É exatamente nesta hora que ele terá tempo de refletir sobre o estabelecimento, já que estará esperando a sua vez na fila, parado e em pé. Mesmo assim, não é muito difícil de perceber que a maioria das padarias, supermercados, pet shops, lojas de conveniência entre tantos...

Caso: Venda de Assinatura de Jornal

Olá! eu estou começando a trabalhar com vendas de assinatura para um jornal. Montei a minha equipe e ao todo somos 4 meninas. Nós iremos visitar 40 cidades do interior durante o final de semana e na semana ficaremos em nossa cidade fazendo um trabalho em postos de gasolina. A nossa idéia é abordar as pessoas em postos de gasolina, enquanto abastecem, mas nós não temos outras idéias. E nós ganhamos uma porcentagem por cada assinatura que fazemos. Desde já eu...

Entenda o que é marketing para vender muito mais

Com certeza você já ouviu muitas vezes a palavra marketing, já a usou outras tantas e já conversou com pessoas que são especialistas no assunto. Porém, qual é o seu significado? Por que é tão importante saber sobre marketing e o que isso afeta as vendas? Marketing se baseia em necessidades humanas, identificando-as e satisfazendo-as. Um erro comum é achar que marketing cria necessidades. Na realidade, elas são inerentes ao homem, tais como: comunicar-se, alimentar-se, saciar a sede, ser reconhecido por...

Check-out é uma ótima área para aumentar a lucratividade

Você entrou em um supermercado para fazer suas compras. Depois de perambular por vários corredores, passar por várias seções, comprar os itens mais importantes, ter pedido o seu corte favorito de carne e ter escolhido as melhores maçãs, chegou sua hora de ir ao caixa. Enquanto espera, você olha para os lados, vê as revistas, pensa no que vai fazer depois, olha os chocolates, procura desesperadamente por algo para fazer, olha os chicletes até que o caixa grita: “próximo, por...