O que a linguagem corporal revela sobre seus clientes

O que a linguagem corporal revela sobre seus clientes

“É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade”
Friedrich Nietzsche

Você está em uma reunião ou uma entrevista e aquela pessoa que decide no meio da sua explanação, cruza os braços e se inclina para trás. O que fazer?

Braços, pernas, posição dos pés, pequenos sinais com os lábios, sobrancelhas, o balançar da cabeça, olhar para o lado, mão espalmada, fechada ou escondida, coçar atrás da orelha, dedo no nariz… tenha certeza que o corpo expressa emoções e sentimentos mais do que a linguagem verbal ou corporal. Por ser inconsciente, estes sinais são quase 100% verdadeiros, além de serem responsáveis por grande parte de nossa comunicação. Se você tem habilidades para reconhecê-los, poderá sair na frente em uma negociação, entrevista ou simplesmente se comunicar melhor com as pessoas.

A seguir damos algumas dicas para reuniões de negócios ou entrevistas.

sinais1

Corpo para frente
Ótimo sinal! Mostra interesse no assunto.
Na figura ao lado, não só o corpo de ambos estão em atitude positiva, mas também em entrosamento.
Se a pessoa se inclina em sua direção, indica interesse pela sua exposição e se, ao contrário, se inclina para trás, poderá demonstrar desconfiança ou desinteresse.

 

sinais2
Mãos no queixo, corpo inclinado para trás, testa franzida.

Dúvida sobre o que está sendo falado, receio.
O corpo jogado para um dos lados também é um sinal negativo de não aceitação.

Aceita um café ou uma água?

Observe de que lado a pessoa colocou a sua xícara de café. Se estiver insegura ou hesitante sobre o que está ouvindo, a xícara estará do lado oposto da mão para formar uma barreira com o braço.

 

Note a diferença das duas imagens:
sinais4sinais3

 

sinais5

O Aperto de mão

O aperto de mão tem que ser forte. Porém um aperto fraco ou frouxo não indica falta de sinceridade como diz o senso comum. Em uma negociação, por exemplo, pode indicar fraqueza. Uma pessoa que tem um aperto de mão leve nesta situação estará sujeita a ceder em tudo. Mulheres de negócios ou que estão em cargo de comando precisam apertar a mão dos homens com firmeza para não passarem essa mensagem de fraqueza.

 

sinais6Almoço ou jantar de negócios?

Termine a conversa antes que a comida chegue. O Cérebro fica mais lento no processo de digestão, o que pode ser desastroso para os negócios.

 

 

 

Onde estão as mãos?

sinais7As mãos são fortes indicadores do pensamento das pessoas.

Braços cruzados, mãos no bolso, no quadril, atrás das costas são sinais negativos. Mãos espalmadas na mesa e abertas são ótimos sinais.

Gostaria de lembrar que a análise da LC se faz através do conjunto de gestos, posturas e expressões faciais e dentro de um contexto. Portanto, um braço cruzado de uma pessoa que está na fila de um cinema é diferente de outro numa reunião de negócios.

Sobre o Autor

Myrian Mourão é Diretora da Mhaya Criação & Estratégia, palestrante, trainer em PNL e pesquisadora de L.C.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *