Branding em chocolates

Branding em chocolates

zChocolat2A francesa zChocolat criou um novo conceito de como vender chocolates: não é apenas mais uma chocolateria, mas uma experiência bastante bem pensada de branding, mostrando que é possível aplicar o conceito para qualquer tipo de negócio.

Vendendo exclusivamente online, a empresa possui um site cuidadosamente feito e muito bem produzido, contendo imagens que saltam aos olhos, assim como cores e fontes que remetem ao seu caráter exclusivo. Os chocolates são assinados por Pascal Caffet, considerado um dos melhores conhecedores do assunto, que criou 15 receitas variadas para todos os gostos: chocolate praliné, com maracujá,  amargo ou até com rapsberry (entre vários outros). Cada chocolate é numerado, remetendo a uma das receitas, podendo-se comprar kits com apenas um dos tipos ou com vários deles.zChocolat1

A experiência com o site é bastante interessante, principalmente pela sua flexibilidade. Pode-se comprar escolhendo uma ocasião (namorados, por exemplo), por caixas já pré-definidas ou fazer uma personalização completa. A facilidade com que se monta a seleção dos chocolates é bastante grande, assim como as opções para deixar a compra personalizada. É possível, por exemplo, gravar o nome da pessoa que se quer presentear na caixa de chocolate, escolher a mensagem do cartão, a cor do papel de embrulho, entre várias outras opções.

Além disso, as fotos e descrições dos chocolates são de dar água na boca, não se sabendo qual deles que se deve escolher. O cuidado com que se tomou para desenhar o site impressiona, principalmente pela qualidade das imagens. Um dos poucos poréns, no entanto, é o fato do site abrir outras páginas cada vez que se clica num link diferente (algo que é muito fácil de se resolver, o que não representa um erro grave de forma alguma).

zChocolat3E não só o design e navegabilidade do site que são bem-feitos (o que não seria suficiente, convenhamos), mas também a experiência da compra em si. Ao se fazer a ordem de compra, a zChocolat avisa sobre o prazo de entrega e de quando o pedido estará pronto para ser enviado. Há um zelo especial com a remessa, sendo que a empresa envia diversos emails com o status atualizado da sua compra.

Eu mesmo pude testar o site, já que fiz um pedido que deveria ser entregue no exterior. A minha experiência foi bastante positiva: enviaram meu pedido antes do prazo estimado (aqui houve um bom gerenciamento de expectativa do cliente, já que não me foi prometida uma data muito curta) e a entrega também foi feita antes da data estipulada. E, ainda por cima, eu havia feito uma personalização, o que, em teoria, tornaria o processo mais complexo.

Como pontos negativos da zChocolat, o principal deles é a relação custo-benefício. Por se tratar de chocolates de luxo, os preços são bastante elevados e cobrados em euros. Mas este para mim não foi o pior defeito. O que mais me chamou a atenção foi ver o tamanho da caixa e dos chocolates quando me deparei com eles ao vivo. Minha impressão é que fossem grandes, o que justificaria o preço que havia pagado. Porém, esta foi minha maior decepção, já que eram pequenos e delicados, o que não se tem a devida percepção ao se fazer a compra pelo site.

Mesmo assim, acredito que a experiência como um todo é válida e que a zChocolat faz um ótimo trabalho de marketing e de branding, tornando única a interação com o consumidor. Em suma, pode ser uma boa alternativa para um presente para uma ocasião especial, principalmente quando se quer impressionar.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *