Branding no banheiro

Branding no banheiro

A Sega resolveu inovar radicalmente ao desenvolver uma linha de games totalmente inusitada, chamada Toylets. Em banheiros públicos no Japão, a empresa instalou novos videogames que permitem às pessoas se divertirem e esvaziarem a bexiga ao mesmo tempo.

sega_toylet2Os jogos são bastante criativos. Em um deles, quanto maior for a força de seu jato de urina, mais rapidamente uma parede com grafite é limpa. Em outro, compete-se em um ringue de sumô contra o jogador anterior. A lógica é a mesma: se a força de sua urina for maior do que a do seu oponente, ganha-se a partida, jogando-o para fora da tela.

Nem toda marca poderia ter a flexibilidade para fazer ativação de seus produtos em lugares inusitados. No caso da Sega, no entanto, este tipo de ação poderá ser bem vista por seus consumidores, já que a maioria deles é jovem e com atitude irreverente, o que está de acordo com a mensagem da marca. Além disso, a empresa acaba gerando boca-a-boca entre as pessoas e exposição gratuita nos jornais, o que é positivo para a estratégia de branding da Sega.

sega_toylet1Mesmo assim, este tipo de ativação da marca deve ser avaliado criteriosamente antes de ser aplicado fora do Japão. Para algumas culturas poderá soar como algo bizarro e de mal gosto, ao ponto que em outros países, como no caso do Brasil, poderá se mostrar como algo bastante divertido e inesperado.

Concluindo, a Sega se mostrou muito criativa e inovadora, energizando sua marca com o lançamento do Toylets, mas deverá avaliar com cuidado sua estratégia de expansão.


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *