Caso: Creperia – Como aumentar as vendas?

Caso: Creperia – Como aumentar as vendas?

Prezados, parabéns pelo site, muito bem editado e com ótimo conteúdo. Meu cenário é o seguinte: há três meses abri uma pequena creperia (na verdade, é um quiosque) em um shopping da zona norte, onde a predominância do público é das classes C e D. Existe um bom fluxo de pessoas, mas ainda não consegui chegar ao ponto de equilíbrio (relação entre faturamento e despesas).

Parece-me que, pelo fato da loja estar localizada em uma região pobre, as pessoas ainda não conhecem bem meu produto, o crepe. A maioria dos clientes atendidos gosta do produto, que realmente é bom e tem um preço popular. Vendo Crepe Francês (prato) e Crepe Suíço (palito). Meu principal problema é o faturamento até as 16h. Geralmente, até este horário, não vendo nada. Já coloquei promoções, mas pouco adiantou. Que tipo de ações eu posso fazer para alavancar as vendas? Será que a crise mundial me afetou também? Outra dúvida que eu tenho é como calcular minha margem de lucro, tirando despesas fixas, compras, aluguel, etc.

Nome: Ronaldo Melo

Estado: RJ

Cidade: Rio de Janeiro


Resposta Venda Muito Mais:

Com relação ao seu caso, respondemos:

1) Faturamento da loja

Por favor, acesse o nosso caso sobre a cafeteria:

Caso: Lanchonete e Cafeteria – Como aumentar a lucratividade

Neste caso, falamos bastante sobre como gerenciar suas vendas, fazer um DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), sobre como calcular a margem de lucro, entre outros.

2) Ações para atingir mais consumidores

Existem inúmeras ações que podem ser feitas para atrair consumidores novos e fazê-los experimentar um produto com o qual não estão acostumados. Sugerimos algumas abaixo:

– Como o crepe é um produto relativamente desconhecido, ainda mais por classes sociais mais baixas, você deverá focar seus esforços em divulgação e, principalmente, em degustação do produto. Em alimentos, a degustação é essencial para o sucesso. Quando o consumidor não conhece o produto, tem a chance de experimentá-lo sem correr o risco de comprar algo que não gostará. É claro que, com esta ação, é possível que muitas pessoas não comprem seus crepes, mas como o investimento é baixo, vale a pena fazê-lo. Coloque a degustação em um local de fluxo do shopping, chamando a atenção dos passantes e instruindo a demonstradora a indicá-los a direção da loja.

chef– Além da degustação, para estimular a ida dos consumidores até o quiosque, distribua folhetos com descontos de 10% na compra de um crepe, por exemplo. Esta ação reduz em parte o risco do novo consumidor de experimentar algo que não conhece.

– Aproveite a hora do almoço. Como seu produto tem um preço popular, explore esta informação nas suas propagandas, comunicando ao público que o crepe pode ser uma forma barata de alimentação. Uma opção seria fazer um cartaz com alguma mensagem do tipo: “você sabia que o crepe é um almoço que sai mais em conta do que ir em fast foods?”. É importante mostrar que seu produto tem um diferencial interessante.

– Incentive seus clientes noturnos a consumirem produtos na hora do almoço. Como seu fluxo é maior na parte da noite, você poderá dar descontos para aqueles que consumirem produtos até as 16h. Pode dar brindes, crepes grátis, 10% de desconto etc.

– Faça promoções que estimulem a compra de mais unidades. Exemplo: na compra de dois crepes, o terceiro sai com 50% de desconto. Isso estimula o aumento do ticket médio e atrai famílias e grupos maiores.

– Faça convênios com faculdades, empresas, entidades de classe etc. Dê descontos ou vantagens para eles, coloque cartazes divulgando sua loja, entre outros.

Finalmente, com relação à crise mundial, não acreditamos que ela tenha atingido o setor de alimentos. As pessoas não deixam de comer fora, ainda mais produtos por impulso, como parece ser o caso dos crepes. E, mesmo que tenha atingido de alguma maneira seu negócio, são idéias criativas que fazem com que os melhores empreendedores se destaquem dos outros, o que é ainda mais verdade em momentos de crise.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *