Onde estaciono meu namorado?

Onde estaciono meu namorado?

Fazer compras é uma atividade que coloca homens e mulheres em direções opostas. De maneira geral, eles são mais pragmáticos, querem ter liberdade para escolher e não gostam de ser abordados por vendedores. Além disso, passam apressadamente pelos corredores e muitas vezes vão diretamente a uma seção na qual está o item que procuram.

Por outro lado, as mulheres gostam de olhar diversas lojas, procurar produtos e encaram a atividade como uma forma de lazer. Elas passeiam por longas horas dentro de um shopping center, olhando vitrines, checando preços e promoções e pensando qual será o novo vestido que irão comprar para usar numa ocasião especial. Quando entram em uma loja, gostam de olhar tudo o que está disponível, provar diversas peças e modelos, até se sentirem seguras da melhor opção.

Estas diferenças devem ser levadas em consideração principalmente quando uma mulher, acompanhada de um homem, decide entrar em uma loja para fazer compras. Se o marido, namorado ou amigo não tiver um local apropriado para esperar e se entreter, as vendas serão menores, como veremos a seguir.

Seu lugar não é este

A sensação de um homem quando entra em uma loja voltada para mulheres, seja ela de roupas femininas, de cosméticos ou qualquer outra, é a de que seu lugar não é aquele. O ambiente, os produtos, as vendedoras, os displays, as cores… enfim, nada foi feito para as suas necessidades. Por este motivo e também pelo fato de serem diferentes das mulheres na forma de fazer as compras, os homens acabam se sentindo desconfortáveis e ansiosos para sair o quanto antes do lugar.

Paco Underhill fez um estudo (relatado em seu livro “Vamos às compras”) que demonstra este fato. Abaixo podemos constatar o tempo que a mulher gasta fazendo compras acompanhada e sozinha:

– Mulher fazendo compras acompanhada por outra mulher: 8 minutos e 15 segundos.

– Mulher fazendo compras com crianças: 7 minutos e 19 segundos.

– Mulher fazendo compras sozinha: 5 minutos e 2 segundos.

– Mulher fazendo compras acompanhada por homens: 4 minutos e 41 segundos.

O que se pode perceber, portanto, é que as mulheres se sentem pressionadas quando fazem compras com homens, o que faz com que elas fiquem menos tempo nas lojas. A conseqüência disso é que elas acabarão gastando menos dinheiro, o que fará com que as vendas sejam menores.

Formas de entreter os homens

Portanto, uma solução simples, mas eficaz, seria criar um espaço para que as mulheres possam “estacionar” seus namorados e maridos. Uma pequena sala com televisão (de preferência ligada num canal de esportes), revistas e café seriam uma maneira de deixá-los confortáveis enquanto a compra é realizada. Se a loja for pequena, ao menos algumas cadeiras com revistas deveriam estar disponíveis.

loja_mulher2Outra opção poderia ser a realização de parcerias:

Cafeterias: café grátis para os homens tomarem enquanto aguardam sua mulher ou namorada fazer compras

Lojas próximas: folheto convidando a conhecer uma nova televisão de plasma na loja de eletrônicos ao lado ou convidando a aproveitar as promoções da loja de esportes mais próxima.

Em resumo, é importante que lojas voltadas para mulheres se preocupem não somente com o público-alvo de seus produtos, mas também com os homens. Caso contrário, as vendas poderão ser impactadas negativamente.

Sobre o Autor

Antonio Pedro Alves é formado em administração pela FGV, com MBA em Marketing pela FIA-USP, além de diversas especializações, inclusive na HEC, na França. Atuou em diversas multinacionais, tanto na indústria quanto no varejo, entre elas o Grupo Pão de Açúcar, Wal-Mart e Reckitt Benckiser. É executivo de marketing, palestrante e consultor.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 13 =