Tempo que o cliente espera na bomba pode ser melhor aproveitado

Tempo que o cliente espera na bomba pode ser melhor aproveitado

Existe um tempo precioso e que não é aproveitado por quase todos os postos de gasolina, sejam eles de cidades pequenas ou grandes. Todas as pessoas que param para abastecer têm que obrigatoriamente esperar pelo menos cinco minutos até que o tanque fique cheio. Durante este período, geralmente elas ficam dentro do carro e olham distraidamente para o frentista, para a bomba ou para qualquer outro local, mas no geral não são impactadas por nenhum tipo de comunicação.

Primeiramente, seria interessante colocar algum material, seja ele um folheto, cartaz, móbile ou algo parecido, para comunicar algo de interessante para o cliente. E por que isso é importante? Porque na hora em que ele estiver esperando, será a melhor maneira de chamar a sua atenção para alguma promoção, serviço ou produto diferenciado, já que ele estará buscando alguma distração para passar o tempo.

Portanto, pode-se comunicar, por exemplo, uma promoção na qual o cliente ganha uma lavagem grátis caso abasteça dez vezes no mesmo posto. Ou, se o estabelecimento tiver uma loja de conveniência, será também uma ótima oportunidade de divulgá-la, com um cartaz com os dizeres: “Que tal um cafezinho agora? Venha conhecer nossa lojinha de conveniência enquanto espera abastecer o seu carro!”.

Além dos cartazes, o próprio frentista poderia ser treinado para estimular os clientes a consumirem mais alguma coisa ou fazer com que eles se sintam à vontade para esperarem o abastecimento de seu carro tomando um cafezinho ou algo parecido. Aliás, como foi dito, uma forma de atrair consumidores para a loja de conveniência seria oferecer cafés de graça para que eles a conheçam e possam assim comprar mais alguma coisa. Com certeza é um investimento baixo e que pode fazer com que o ticket médio aumente, já que o cliente pode acabar comprando uma revista, salgadinhos, água ou um sorvete, por exemplo.

Em resumo, temos três medidas simples e eficazes que podem aumentar o valor médio comprado pelo consumidor: comunicação visual por meio de cartazes ou algo similar, treinamento dos frentistas para estimular a compra dos clientes e produtos grátis que o façam conhecer a loja de conveniência.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =